quinta-feira, 6 de maio de 2010

Nota de rodapé

Muita direita alega-se defensora da responsabilidade individual, alegando que a esquerda culpa as acções dos indivíduos na sociedade e no contexto sócio-cultural, desrespinsabilizando-os por completo.

Alguma esquerda presta-se a esta crítica pelo discursos desresponsabilizante que faz, como se esse discurso fosse próprio da esquerda. Não é.

Não nos deixemos enganar. A defesa da liberdade e da responsabilidade individual andam de mãos dadas. São os liberais - de esquerda e de direita - que defendem a responsabilidade individual, independentemente das ideias que professem a respeito daquela que devia ser moldura legal adequada para regular a propriedade.

A desresponsabilização do indivíduo é um posicionamento paternalista que visa conferir direitos e poderes ao estado, a uma comunidade ou a uma organização, de uma forma que acredito contrária às liberdade individuais. São os inimigos da liberdade, à esquerda e à direita, que terão mais simpatia por estes pontos de vista.

3 comentários :

  1. O Estado não é a única ameaça às liberdades individuais. Aliás, é impressionante como os «liberais» de direita falam tanto em liberdades individuais ao mesmo tempo que defendem o direito das empresas a oprimir os trabalhadores de todas as formas, e defendem a ICAR, a família tradicional coerciva, etc...

    ResponderEliminar
  2. "A defesa da liberdade e da responsabilidade individual andam de mãos dadas."

    Pois. o problema é que a maior parte da esquerda defende a liberdade individual, mas nunca defende a responsabilidade associada. Eu sei que a liberdade tem sempre um preço em responsabilidade. A liberdade individual é um bem em si; agora, há responsabilidades que eu prefiro não ter. Mas eu não sou, de todo, um liberal.

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.