quinta-feira, 6 de maio de 2010

Nota de rodapé

Muita direita alega-se defensora da responsabilidade individual, alegando que a esquerda culpa as acções dos indivíduos na sociedade e no contexto sócio-cultural, desrespinsabilizando-os por completo.

Alguma esquerda presta-se a esta crítica pelo discursos desresponsabilizante que faz, como se esse discurso fosse próprio da esquerda. Não é.

Não nos deixemos enganar. A defesa da liberdade e da responsabilidade individual andam de mãos dadas. São os liberais - de esquerda e de direita - que defendem a responsabilidade individual, independentemente das ideias que professem a respeito daquela que devia ser moldura legal adequada para regular a propriedade.

A desresponsabilização do indivíduo é um posicionamento paternalista que visa conferir direitos e poderes ao estado, a uma comunidade ou a uma organização, de uma forma que acredito contrária às liberdade individuais. São os inimigos da liberdade, à esquerda e à direita, que terão mais simpatia por estes pontos de vista.

3 comentários :

Ricardo Alves disse...

O Estado não é a única ameaça às liberdades individuais. Aliás, é impressionante como os «liberais» de direita falam tanto em liberdades individuais ao mesmo tempo que defendem o direito das empresas a oprimir os trabalhadores de todas as formas, e defendem a ICAR, a família tradicional coerciva, etc...

João Vasco disse...

bem visto.
Vou fazer uma pequena alteração.

Filipe Moura disse...

"A defesa da liberdade e da responsabilidade individual andam de mãos dadas."

Pois. o problema é que a maior parte da esquerda defende a liberdade individual, mas nunca defende a responsabilidade associada. Eu sei que a liberdade tem sempre um preço em responsabilidade. A liberdade individual é um bem em si; agora, há responsabilidades que eu prefiro não ter. Mas eu não sou, de todo, um liberal.