segunda-feira, 10 de maio de 2010

Entretanto fora da Zona Euro

Enquanto na zona euro andamos quase histéricos com os défices elevados dos países do sul e da França, fora da moeda única o estampanço de alguns países é total. Na Roménia foram decretados cortes de salários de 25%! E cortes nas pensões de 15%! A economia romena teve uma recessão de quase 8% em 2009. A situação na Hungria, na Ucrânia, nos países bálticos e na Islândia continua dramática.

As medidas que foram tomadas este fim-de-semana para proteger a zona euro e para moralizar a economia dos respectivos países vão no bom sentido. No entanto seria desejável que a UE criasse um mecanismo semelhante para os restantes países e países candidatos e seria sobretudo desejável que tomasse medidas draconianas para a moralização da economia. Não é aceitável a forma como a Bolsa de Londres funciona hoje em dia. A Bolsa de Londres é o lugar da Europa onde mais se rouba e onde se rouba muito. Pior ainda, a Bolsa de Londres é a plataforma que serve para jogar o dinheiro das economias de cidadãos e de pensionistas europeus (sem a sua autorização) na Bolsa de Nova Iorque. Desse dinheiro, nas últimas décadas, tem sido mais aquele que tem ficado por lá do que aquele que tem retornado às contas europeias.

Bibliografia de apoio:
"Meltdown Iceland", Roger Boyes
"The Best Way to Rob a Bank Is to Own One", William K. Black

3 comentários :

  1. Dê-me uma boa notícia: diga-me que não é mais um físico a falar de economia.

    ResponderEliminar
  2. É assim,o capitalismo!E,sendo de Esquerda republicana não seria natural apontar a alternativa ao capitalismo,meus srs doutores?Socialismo,já ouviram falar? não tem nada a ver com súcialismo que é um capitalismo gerido por pessoal de marketing,dum bando alternativo ao do psd!De resto,a social democracia é algo tão válido quanto o pai natal ou o manino jasus....

    ResponderEliminar
  3. http://resistir.info/mreview/financial_power_elite_p.html

    http://resistir.info/chossudovsky/global_crisis_08mai10.html

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.