Na maior crise financeira das últimas décadas, e ainda antes do máximo impacto social das medidas troiquistas, o protesto está nas ruas mas quase ausente das instituições.
Grande parte da responsabilidade pelo autismo institucional cabe ao PS. Liderado por um Seguro que não cortou com o passado socrático, a abstenção no Orçamento e a solidão dos deputados que o pretendem fiscalizar no Tribunal Constitucional mostram um alheamento inquietante.
Quanto ao Presidente, contribuiu esta semana para cavar o fosso entre os cidadãos e a República com declarações do mais completo autismo social. Todos sabemos que Cavaco Silva ganha dez vezes mais que a média nacional. As suas poupanças, ontem publicadas, devem ultrapassar as de muitos jogadores de futebol de topo. Escusadas eram portanto palavras que o aparentam a um rei indiferente ao sofrimento e às privações do comum dos portugueses.
Acrescente-se porém que Cavaco chegou onde se encontra furtando-se a explicações quando qualquer outro se teria sentido forçado a dá-las. Entre os episódios mais recentes nunca cabalmente explicados há uma célebre excursão do seu assessor de sempre à Avenida de Roma e o papel dos seus amigos num banco falido. Por alguma razão o bolo-rei será o seu símbolo.
Quando nada se espera do Presidente ou do maior partido da oposição, resta aos cidadãos procurar outras formas de fazer ouvir a sua voz.
2 comentários :
Calma. As poupanças de Cavaco são qualquer coisa, segundo ouvi, como 600.000 euros. Ora, um jogador de futebol de topo como o Cristiano Ronaldo facilmente ganha metade disso num só ano.
das últimas?
cristiano ganha 4 milhões por semestre livres de impostos
os gato fedorento é que ganham 600 mil ao ano...
se só tem 600 mil de poupanças
é o mais pobre de todos os presidentes portugueses
claro que soares tinha as avenças das con sultadorias e os terrenos que vendeu à cidade universitária
e os diamantes da jamba e da emaudio
e o Sampayo tinha a rainha das con servas de vila real de santo antónio mais os pareceres jurídicos a 500 milenas à hora
o eanito el estático deve ter sido com os terrenos de alcains
ou com a reforma de 26 anos
26 x 140 000 menos 50% de impostos e tirando uns picos para despesas dá milhão e tal em certificados de aforro..
100 mil x (1+0,05)elevado a 26....
dá uma dinheirama do catano
claro cavaca tem pouco...porque não percebe de juros compostos e negociatas na bolsa
são economistas pobrecitos
Enviar um comentário