sexta-feira, 28 de maio de 2010

Burcas proibidas em Lérida

A cidade espanhola de Lérida é a primeira da península ibérica a adoptar uma medida restritiva do uso de véus integrais, que ficam proibidos nos «equipamentos municipais». A resolução aprovada sugere que os órgãos regionais catalães e o Estado central regulem o uso nas ruas.

A burca tornou-se, em toda a Europa e alhures, o símbolo da opressão islamista sobre as mulheres, e a sua proibição um sinal de que nem todos estão indiferentes às provocações do fascismo islâmico.

5 comentários :

Anónimo disse...

Eu teria escrito "a cidade catalã de Lleida", mas prontos, são gostos.

Luís Lavoura

Filipe Moura disse...

Ricardo,
vai buscar :).

Ricardo Alves disse...

Estive para escrever «a cidade catalã de Lérida», mas estava num dia não anti-espanholista.

Eunice Goes disse...

Nao sei se sao um sinal de opressao islamista, mas a proibicao e mais um sinal de Islamofoia histerica na Europa, e representa a morte lenta da tolerancia religiosa na Europa.Nao sei qual a diferenca conm Teerao: outro governo de homens a ditar as mulheres como se devem vestir. Plus ca change...

Ricardo Alves disse...

A diferença com Teerão é enorme, Eunice: proibir a burca é proibir um traje machista, símbolo e instrumento de uma ideologia que promove a menorização das mulheres. Obrigar a usar o Chador, como acontece em Teerão, é promover a desigualdade e a opressão das mulheres. Além disso, há a pequena diferença de que em Teerão as mulheres são espancadas à bastonada se mostrarem os cabelos. Em Lérida, pagarão uma multa por usar véu integral.