quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Oeste... um Milagre!

Nos EUA a campanha eleitoral continua a presentear-nos com as obscenidades do costume e as declarações estafadas mas sempre delirantes sobre as raízes da pobreza, ou o papel da América no mundo segundo os republicanos. Como todos os dias, há 13 anos, o discurso político aqui resume-se às duas únicas preocupações dos republicanos e dos media que os representam: impostos e Jesus.

Mas ontem aqui na minha universidade aconteceu um suave milagre, que penso que os fundamentalistas não perceberam bem, e que provocou muita consternação, a meu ver infundada: um menino Jesus subiu aos céus, directamente da manjedoura!

A história é simples, como a maioria das histórias milagrosas: um fundamentalista evangélico colocou um presépio na capela multi-fé da universidade, para tornar o Natal mais cristão, o que é compreensível em face dos ataques vis que todos os anos os "secular humanists", os energúmenos da "liberal elite", dirigem contra a festa do nascimento do senhor Jesus (lord Jesus).

Ontem um grupo de evangélicos dirigiu-se à capela e encontrou a manjedoura vazia e um papel com dois balões, em que o S. José dizia "He has risen!" e a Nossa Senhora "Oh God!"

Mal interpretado, este milagre passou despercebido e a comoção e a dor dos evangélicos transbordaram para os jornais com a intensidade que esta quadra oferece: indignação, acusações e protestos pios. Toda a cidade comentou o acontecimento.