quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Grande homilia de Žižek em Nova Iorque

Žižek no seu melhor, a dois passos de Wall Street. Um discurso fabuloso, inteligente, humorado (não resistiu a introduzir lá no meio a teoria do café com adoçante), abrangente, virado para o dia de amanhã e não para o momento e cheio de tiques. O auditório deu-lhe aquele delicioso tom de homilia. Não resisto a partilhar esta passagem:

"We are only witnessing how the system is destroying itself. We all know the classic scenes from cartoons. The cart reaches a precipice. But it goes on walking. Ignoring the fact that there is nothing beneath. Only when it looks down and notices it, it falls down. This is what we are doing here. We are telling the guys there on Wall Street – Hey, look down!"
Occupy Wall Street




3 comentários :

  1. Sobre este assunto e as críticas dos lacaios da oligarquia que manda, Clinton declarou na treça-feira:

    "The Occupy Wall Street crowd basically is saying, 'I'm unemployed and the people that caused this have their jobs again and their bonuses again and their incomes are high again. There's something wrong with this country. This is not working for me,'"

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de estar optimista, mas não estou. A esquerda não apresenta uma alternativa, tem vergonha de falar em justiça social e acomodou-se à sombra dos oligarcas, a quem lambe as botas sem vergonha por umas migalhas. Chamar socialists aos 'socialistas' portugueses, espanhóis, ou franceses é um exercício de optimismo patético.

    E chamar social democratas aos gangsters do PPD... :o) é um sonho, é como chamar pacifista ao Hitler. Não há ironia possível; é uma coisa muito para além do surrealismo.

    ResponderEliminar
  3. Ninguém chama aos neoliberais do PPD "social-democratas" senäo em Portugal. Noutros países já ouvi coisas do tipo "the confusion-inducing named 'social-democrat' portuguese right-wing party" na imprensa independente.

    A esperança começou com o Miliband, eleito näo com a oligarquia do Partido, mas com as bases, os sindicatos. Veremos como se porta. E veremos a evoluçäo do SPD, porque já se viu que sendo neoliberal perde o eleitorado (vide 2009). Mas até o PSF está sob pressäo para virar à esquerda.

    É normal: quando o esquema neoliberal já mostrou que está falido o pessoal chateia-se e vai para a rua. E se na Europa a esquerda näo quer repetir 1933 tem de ser Esquerda.

    Nos EUA a história é outra, näo esqueçamos a lavagem cerebral institucional em favor do capitalismo que dura desde 1950. Só assim se explica que deixem 1% levar 50% da riqueza e ainda aplaudirem, chamando aos verdadeiros americanos (os que protestam por uma sociedade melhor) de "perigosos comunas". Com a breca, näo se lembram do outro "analista" da Direita que na FOX (onde mais) perguntou "näo será Warren Buffett socialista?"... ?

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.