Feitas algumas contas com o simulador, os resultados previsíveis para uma coligação BE-CDU seriam animadores: este grupo passaria de 31 para 39 deputados (usando os resultados de 2009 como base, e correndo o simulador para cada distrito). O maior prejudicado seria, como é evidente, o partido mais votado. Em 2009, o PS teria tido menos cinco deputados, e o PSD menos três. Em 2011, o maior prejudicado poderá ser o PSD, se for esse o partido mais votado. Por outro lado, o CDS ficaria muito longe de ser a terceira força.
Nota final: os distritos em que esta coligação teria mais um deputado seriam Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Porto, Viseu, Setúbal e Viana do Castelo. Não investiguei o resultado adicionando os votos de outros partidos de esquerda (como o PCTP-MRPP), mas há outros distritos em que até uma centena de votos extra poderia mudar o cenário (caso de Portalegre).
2 comentários :
O maior prejudicado seria o povo português, dado que tanto o BE como o PCP são partidos sectários que não estão interessados em fazer uma coligação governativa. Pelo que, o país ficaria ainda mais ingovernável do que já hoje é.
Não há problema, no dia em que se aliarem, ficam em conjunto do tamanho de um deles.
Desgraçadamente (para a esquerda e para o país) os dirigentes do BE não percebem nada dos seus eleitores, como se viu na falta de apoio ao Sá Frnandes na CML e ao apoio ao Alegre nas presidenciais.
Pelo andar da carruagem vão ter o mesmo destino do PRD...
Enviar um comentário