Eu sei que o assunto fede, mas há métodos que desqualificam quem os usa (e quem se aproveita deles), e a única maneira de prevenir o seu abuso futuro é denunciá-los no presente.
O ilustre bloguista Carlos Santos diz agora que «não me ofende mesmo nada o epíteto de "blogger de direita": de direita eu fui sempre, blogger de direita é que nem tanto». É de enaltecer tanta sinceridade, embora um pouco tardia. Realmente, de direita foi ele sempre, mesmo quando falava dos «nossos anseios e prioridades, enquanto esquerda moderna mas nunca envergonhada». De direita foi ele sempre, mesmo quando se preocupava com os direitos cívicos de Otelo Saraiva de Carvalho e dos detidos das FP-25. De direita era ele sempre, ainda quando alinhou (até outubro passado, note-se) num blogue oficioso de apoio ao PS, cujo manifesto proclamava que «grande parte dos colaboradores do SIMplex apoia a interrupção voluntária da gravidez; (...) a plena igualdade no acesso ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo; a laicidade do estado e a liberdade religiosa» (todas causas e valores que seis meses passados combate de forma aberta e sincera, de catecismo católico na mão e proclamando a necessidade de «uma representação política que seja em simultâneo, assumidamente liberal na economia e conservadora nos costumes, [e] uma representação que desafie abertamente o laicismo de Estado, em nome da tradição social católica»). Pois. De direita era ele. Sempre. Só não era bloguista de direita. Estou esclarecido.
7 comentários :
Ricardo,
Há duas coisas que não entendo na actual blogosfera: como é que alguém linka o 5 Dias ou este blogger Carlos Santos.
Ainda acabo por escrever um post sobre isto - sem links, claro... :-)
Joana,
não ganhamos nada em ignorar quer um quer o outro fenómeno. Em ambos os casos, há lições importantes a retirar.
Sinceramente não sei quem é pior se ele ou se aqueles que o acolhem.
Mas se calhar é por isso que a direita está a ganhar em toda a linha.
Eles são pragmáticos e não deixam que coisas estúpidas como principios e honra se metam entre eles e os objectivos que pretendem alcançar.
E vale a pena perder tempo com este energúmeno sim. Para mostrar até onde pode ir uma desculpa para ser humano quando lhe cheira a poder.
Também não entendo como o CS(ainda) está no CF. Acabará por sair.
Quanto ao 5 Dias, fia mais fino: arranjam sempre quem queira lá escrever por causa das audiências e quem lhes dê trela porque é ingénuo.,
GOOOOOOOOLLLLLLLLOOOOOOO..... Da Coreia do Norte, camaradas.
Joana,
o 5 Dias é uma das leituras mais elucidativas da blogo-esfera actual. E a sua popularidade também.
Wyrm,
totalmente de acordo.
Enviar um comentário