Da caixa de comentários de um artigo anterior.
- «Meus amigos, eu vi os eventos a acontecerem à minha frente e acreditem em mim: a polícia não agiu para proteger os cidadãos. A polícia varreu a rua do carmo à porrada indiscriminadamente e SEM PROVOCAÇÃO. A polícia apanhou turistas e gente que estava às compras pelo caminho e bateu em tudo o que via pela frente. Não vi um único cocktail molotov e o verylight que se viu foi disparado do lado da polícia. Os manifestantes e as pessoas que estavam por ali nem tentaram resistir. Foi um nojo ver gente pacífica, inocente e desarmada a ser agarrada pela polícia e violentamente espancada. Lembro-me de ter pensado "a bófia vai ter que inventar uma desculpa dos diabos para justificar a sua selvajaria", e assim foi: foi vê-los a partir câmaras de quem filmava, a tirar os panos das bandeiras para depois lhes chamar "paus e postes de ferro", a emitirem um comunicado de imprensa que falava em "cocktails molotov". Mas o que é facto é que nenhum dos inúmeros registos que vieram a público corroba a versão da polícia. Que merda de país injusto. E o que me fode mais é ver gente dita defensora da liberdade que coaduna com a acção da polícia porque alguns dos manifestantes seriam "anarquistas" (como se isso não fosse permitido). As pessoas que se safaram à carga, em cima da rua do carmo ficaram chocadas. A cereja no topo do bolo: quando veio um enfermeiro de uma carrinha do INEM acorrer uma jovem que sangrava perguntou-lhe "foi um manifestante?" "não, foi um polícia" ao que se afastaram deixando-a a protestar.»
9 comentários :
Mas se a MANIF não estava autorizada pq é q os lá deixaram juntar-se ...
Isto é tudo uma farsa? mas as autoridadeS nao podem ser o gato fedorento, de regabofe já estao os cidadãos fartos !
Eu quero aguardar pelas conclusoes do inquerito governamental mas tb é certo q qd há pancadaria o mais sabio a fzer e fugir dali RÁPIDO pq senao " levam todos no odre " e " VAI TUDO Á FRENTE " qd o corpo de interveção intervem ( passo a redundancia propositada ) e mm para reprimir os ilicitos VIOLENTAMENTE pq apenas resta essa linguagem para obstar a violencia q outros cidadaos estao a exercer e q motivou essa intervençao
Se eles vissem um idoso caido e se juntassem 3 ou 4 a dar ponatpes e bastonadas e socos e cuspidelas pra cima isto era errado mas nao foi nada disso q se ve nas imagens
agora quem esta no crime, quem vive do mundo do crime como os anarquista , ja deve estar habituado a confrontos de gangs ( tt alias q levavam tacaos, barras de ferro e bastoes, e nao era para se ampararem julgo, lol )pelo q nao percebo esta manifestaçao das virgens ofendidas q de virgens NADA tem
Fui eu que escrevi esse testemunho e estou disposto a jurar o que disse em qualquer tribunal.
Quanto à resposta do comentador david cameira tenho o seguinte a dizer:
- Não há manifestações "não autorizadas" nem "ilegais". Existe direito a manifestação livre desde o 25 de Abril. Mais: a manifestação durava há horas. Eu vi-a seguir para cima cerca de hora e meia antes, escoltada por uma carrinha armorizada.
- Estamos a falar da rua do carmo num feriado! Uma das ruas mais movimentadas de Lisboa, com turistas e transeuntes a sairem e entrarem da H&M, da Springfield. Estamos a falar de uma rua cheia de gente. E estamos a falar de uma intervenção policial relâmpago. Que fique claro: a violência não foi escalando. Não houve confrontos iniciais. Desde o momento em que a polícia à paisana começou a enfardar até a enxurrada de polícias de intervenção foram SEGUNDOS! Ninguém teve tempo de fugir.
- A polícia bateu em tudo e todos indiscriminadamente. A manifestação era pacífica e não havia qualquer tipo de armas. Os "paus, tacões" de que se fala podem ser vistos nesta imagem:http://cravadonocarmo.files.wordpress.com/2007/04/carga1.jpg
nada mais do que bandeiras! Eu vi com os meus olhos a polícia a arrancar os panos dos postes.
- A sugestão do david cameira era que "devíamos todos fugir porque senão levávamos no odre". Ora, foi o que eu fiz, porque estava no início da rua. Encostei-me a um canto e deixei que a enxurrada passasse por mim. Foi o que toda a gente tentou fazer, mas, vê se percebes isto bem: A polícia vinha dos dois lados!!! Os de cima gritavam "para baixo" e os de baixo gritavam "para cima"!
-Não se vê nenhum idoso nas imagens mas vê-se muita gente desarmada e caída no chão a ser violentamente espancada. E se tu visses o ar sádio da polícia ao fazê-lo estarias aqui com outra conversa.
Por fim: eu não sou anarquista, muito pelo contrário, considero-me um social-democrata e acredito no sistema. Mas a manifestação também não era uma manifestação pelo anarquismo, e também é falso que tenha sido uma acção contra os anarquistas. Mas ainda assim o caro david cameira há de explicar-me qual é o "mundo do crime e dos gangues" em que os anarquistas se movem. É que por acaso perto da minha casa há um núcleo anarquista (chamado biblioteca dos operários se não me engano), o qual participou na manifestação. Trata-se de quincagenários e sextuagenários, com famílias e empregos, e cujos ideais são os da tolerância, pacifismo e liberdade. Quem acredite verdadeiramente na democracia não pode vilependiar estes grupos só porque convém manter essa ilusão reconfortante de que o rei não vai nú, e de que a polícia "age com a força apropriada face às circunstâncias". Como dizia uma testemunha num video que se encontra na net "a democracia tem que ser inclusiva. se batem nos anarquistas batem em todos..."
«A manifestação era pacífica e não havia qualquer tipo de armas. Os "paus, tacões" de que se fala podem ser vistos nesta imagem:http://cravadonocarmo.files.wordpress.com/2007/04/carga1.jpg
nada mais do que bandeiras! Eu vi com os meus olhos a polícia a arrancar os panos dos postes.»
Ora aí está um esclarecimento importante.
«Encostei-me a um canto e deixei que a enxurrada passasse por mim. Foi o que toda a gente tentou fazer, mas, vê se percebes isto bem: A polícia vinha dos dois lados!!! Os de cima gritavam "para baixo" e os de baixo gritavam "para cima"!»
Esta parte já eu tinha percebido, e é grave. Quando se quer dispersar uma manifestação, tapa-se de um lado e dá-se ordem de dispersar, na expectativa de que as pessoas fujam na direcção oposta. O que se fez na Rua do Carmo foi encurralar as pessoas entre dois cordões policiais, não havendo qualquer transversal por onde pudessem dispersar na zona em que ficaram encurralados (entre o alto da rua e o elevador de Santa Justa).
Isto acontece porque os sennhores que mandam neste país incluindo os que mandam na policia são os meninos do 25 de abril que agora o querem só pra ele, ha por ai uma data de gente que quer ser dona do 25 de abril e ficaram "ressabiados" por não terem sido ovados e admirados como herois quando ele se deu, fosse os militares que o fizeram a mandarem nada disto se tinha passado, mas estes meninos que se querem fazer donos do 25 de abril é que estão a lixar isto. Enquanto essa geração não sair do poder as coisas não mudam, basta-se lembrarem que essa gente ainda vive no paradigma da guerrra fria, não evoluiram!
Quanto à policia, essa só ja vai servindo para arrear porrada nos manifestantes e em trabalhadores a reevindicarem os direitos, ja n tem força para nada, nao podem disparar contra os ladroes, nao acabam com o trafico de droga que ate demais são eles quem são os traficantes, so fizeram a rusga à extrema direita por coacção da comunicação social, porque parecia bem, ja não vao fazendo nada, são 1 fantoches nas mãos dos superiores por suas vez nas mãos dos meninos que se querem donos do 25 de abril e proprietarios da liberdade!
"Quanto à policia, essa só ja vai servindo para arrear porrada nos manifestantes e em trabalhadores a reevindicarem os direitos, [...] fizeram a rusga à extrema direita por coacção da comunicação social, porque parecia bem, ja não vao fazendo nada,"
Uma nota de atenção: não foi a PSP nem os corpos de intervenção a fazer as rusgas à extrema direita há 2 semanas. Estes corpos (PSP)sempre se puseram do lado dos fascistas nas suas manifestações (há o exemplo próximo dos eventos no marquês de pombal, em que dizem que protegeram o cartaz do PNR contra os tomates arremessados pela multidão). Foi um agente da PSP que enviou o "pedido de autorização" para o governo civil de lisboa para a maior manifestação neo-nazi em portugal, após o suposto "arrastão".
Quem fez essas rusgas e apreensões foi sim a POLÍCIA JUDICIÁRIA, que, ou estou em engano ou andava a investigar crimes de tráfico de armas perpetrados pela extrema direita com agentes da PSP envolvidos.
Não prtendo avolumar mais esta polémica q aliás é esteril , " ab ovo " e de nada aproveita.
Depois tb lhe digo que , a confirmar-se a hexistencia da frase " vao todos apanhar nos cornos, comunas de merda " esta é manifestamente infeliz pq não era uma manifestação comunista mas sim anarquista
Bem, depois faz uma consideraço~es obtusas sobr e a favor do anarquismo que eu nem me vou dar ao trabalho de refutar pq o RIDICULO E A MELHOR REFUTAÇÃO PARA AS SUAS PALAVRAS... NAO FOI O SR O ÚNICO A ESTAR LA E A VER...
Por fim siz-se o Sr socialdemocrata...grande socialdemocracia que é a sua em q nao percebe a diferença entre a esquerda e a extrema esquerda...aliás , só a talhae de foice, o PCP há muito ( pelo menos há 30 anos ) que não tem as ARA, a Maçonaria já desmobilizou a Carbonária, masa o anarquismo - tal como o neonazismo -vive da cultura do gueto, da violencia e da marginalidade
E depois aquel do " pra cima ...pra baixo..."que grande festa deve ter sido, lolll
Amigo, metiam-se outra vez dentro das loja q aquilo havia tudo de passar e depois estrangeiros ( que tem movimentos de opinião mais fortes e vivaços do q os q ha em Portugal ...nao sabem isso...eu não sou a "flor" , nem o " gil " da " ilha dos amores " ).
Por último, de facto há coisas q vem do berço e eu NUNCA tratei por TU uma pessoa q nao conheço de lado nenhum.
Anónimo, releia e reflita sff:
" «Encostei-me a um canto e deixei que a enxurrada passasse por mim. Foi o que toda a gente tentou fazer, mas, Vê SE PERCEBES ISTO BEM: A polícia vinha dos dois lados!!! Os de cima gritavam "para baixo" e os de baixo gritavam "para cima"!»
" E se tu visses o ar sádio da polícia ao fazê-lo estarias aqui com outra conversa.2
De facto eu nao estive lá como o sr mas começo a ter penapq deve ter fervido a castanha...
Aliás, a avaliar pelos seus comentarios e pelas imagens do site da associação republica e Laicidade " só se perderam as q cairam no chao..ve-se - de facto- uma rapariga anarco-libertaria - a levar uma bastonada mas dai nada va....lá por ser " moça " não tem de ser criminosa e tb há " chavalas " na " bo´fia " para usar o pacato linguajar desses movimentos
Vamos a ver como vai decorrer o 1º de Maio
Mal quero acreditar no que leio.
Isto é mesmo revoltante!!
Já para mim REVOLTANTE é defender o crime e os criminosos...questão de pontos de vista...
Agora concordo com a pessoa q já aqui disse : " os extremos tocam-se "
Eu não simpatizo com o neonazismo,e o Tiago até e mais a direita q eu
Aliás eu falei-lhe ( qd do reality show da SIC acorrentados ) da ficha de participante, que veio reproduzida numa revista da altura, e do NOJO q me causou, ver na dita ficha na parte referda a raça de cada participante, a opção " ariana " !!!!????
Enfim, não surtiu tt efeito nele como em mim a denuncia q eu lhe fiz
Mas agora vejo, com agrado, q não é por não ser do PS q o Tiago deixa de da razão ao governo e ás autoridade democraticas e legitimamente eleitas q ordenaram , justamente, q s inimigs da democracia fossem impedidos de manifestar a sua inimizade para com regime democratico
Se houve necessidade de violencia foi pq o inimigo a tal obrigou...
Enfim,essa de ir a sede dos outros - mm ds meus inimigos, como é o PNR - para destruir e vandalizar é coisa de gangs e se tomámos uma justa acção de repressão dos neonazis tb o devemos fazer para os anarco-libertarios pq aquilo e tdo gente d crime são seitas q lutam pelo dominio do sub-mundo do crime
A mim diz-me muito esta passagem da BIBLIA
" todo o joelho se dobrará e toda a lingua confessará que JESUS CRISTO é SENHOR " !!!
ATÉ AQUELA DS TOMATES PODERES E DE BARBAROS E INCIVILIZADOS, SE ESTIVESSEM A TRBALHAR NAO TINHAM TT TEMPO PARA ISS CAMBADA DE VADIOS...
SE agora a moda e viver sem trabahar eu b qerro q me paguem para eu ir a praia e fiar na cama a dormir, loll
Enviar um comentário