sábado, 21 de abril de 2007

Viva Hitler?!

Os idiotas da extrema direita que agora estão a ser ouvidos pela Justiça - e que gritaram "Viva Hitler!" quando iam a entrar no TIC - podem ser apenas duas dúzias de desempregados sem namorada nem instrução, que odeiam o mundo e que sendo estúpidos demais para se guindarem da indigência por mérito próprio, culpam outras pessoas pela sua infelicidade ("os judeus" ou "os imigrantes" ou quem lhes apeteça esta semana).

Eu acredito que todas as pessoas devem ter o direito de exprimir livremente as suas ideias – por mais estupidas e mais ofensivas que sejam – e que o discurso odioso destes infelizes não deve ser censurado.

Como dizia Lenny Bruce, as pessoas têm de se habituar a ouvir coisas ofensivas com calma. Palavras não são actos e tirarem-nos, por exemplo, o direito de dizer “fod*-se!” é o mesmo que nos tirarem o direito de dizer “fod*-se o governo!”

Mas desde o assassinato de Alcino Monteiro que sabemos bem que esta extrema direita abriga assassinos perigosos, sociopatas que não devem ter lugar entre nós e que devem ser fechados em instituições onde não possam brutalizar ou assassinar ninguém.

Li não sei aonde que um dos energúmenos envolvidos no assassínio de Alcino Monteiro apanhou quatro anos de cadeia e agora está outra vez armado e a ameaçar os seus concidadãos. Quantas pessoas é que ele terá de assassinar até o governo reagir?

Gostava de saber se será possível lançar um movimento cívico com vista a actualização do Código Civil e à introdução de penas especialmente pesadas para os crimes de ódio.

6 comentários :

no name disse...

penso que já foi feito, precisamente esta semana, e é uma lei comum para todo o espaço europeu... vamos ver se vai ser aplicada na prática.

Anónimo disse...

Código Civil? Não seria o Código Penal? Se sim, então sairá um novo dentro de pouco tempo. Vamos ver que formulação terá para estes crimes.

Unknown disse...

Filipe disse:

"Quantas pessoas é que ele terá de assassinar até o governo reagir?"

Ao contrário dos outros comentadores, desconheço a legislação que se avizinha mas espero que a rectidão dos seus sentimentos não o levem a defender exageros nas penas a aplicar a estes casos.

no name disse...

dorean, convenhamos que criticar uma pena de 4 anos por homicídio não é defender nenhum exagero de pena ;-)

Filipe Castro disse...

Ha uns anos vi um documentario sobre sistemas penais em que se discutia a sensatez de tentar punir ou reintegrar pessoas com problemas psicologicos graves.

E ha pessoas que sao perigosas independentemente do que se lhes diga ou faça.

A esquerda vive com esta ideia de que a verdade liberta e se tratarmos os skinheads com humanidade eles nao nos matam os filhos.

Se o Dorean esta à espera que eu tenha simpatia por um bando de mongoloides que matou um rapaz aos pontapes, por causa da cor da pele dele... Não tenho nenhuma!

Acho que dormiamos todos muito mais descançados se esse Sr. Machado (ou la como é que ele se chama) estivesse fechado à chave (numa instituicao humana, com psicologos, e paga com os meus impostos, mas fechado à chave).

Anónimo disse...

há pessoas burras. estes casos estão previstos no codigo penal!