Confesso que não tenho qualquer tipo de entusiasmo por Ségolène Royal, uma espécie de blairista de segunda geração traduzida para francês. Mesmo assim, o seu resultado da primeira volta é honroso, embora seja quase certo que um Sarkozy algo autoritário, fortemente clerical e neoliberal será eleito Presidente daqui a duas semanas. As boas notícias são os 85% de participação e o resultado historicamente mau de Le Pen (11%).
Da série: É altura de ser bom.
Há 5 minutos
4 comentários :
"algo autoritário, fortemente clerical e neoliberal"
Aí está um perfil que encaixa muito bem na França. Um belo par.
Digamos que é a França de que eu não gosto...
Se os franceses elegerem o Sarkozy, merecem-no! Espero que ele lhes roube a segurança social e os faça trabalhar mais horas, lhes corte as ferias e lhes destrua a educacao publica. E com o dinheiro que poupar, que construa igrejas em todos os quarteiroes. :-)
O ideário de Le Pen continua a atrair muito mais que 10% dos eleitores. O que aconteceu foi que Sarkozy conseguiu captar parte desse eleitorado. Acredito que houve voto útil. sem muito esforço: as medidas e o discurso de Sarkozy foram sempre coniventes com as aspirações desse segmento da população, e essa linha não é recente, já vem dos tempos em que ele era o maire de Neuilly.
Enviar um comentário