segunda-feira, 2 de abril de 2007

«Ciência Hoje» recua (felizmente!)

O portal Ciência Hoje, que faz um trabalho globalmente meritório de notícias sobre ciência e tecnologia, publicou ontem (1/4) o seguinte editorial:
  • «Recentemente, Ciência Hoje publicou um artigo de opinião «Paradigma naturalista» que recebeu um coro de incriminações e críticas que acabaram por visar - e, por vezes, de forma menos elegante - a própria publicação. Trata-se de um artigo de opinião - e Ciência Hoje sempre pretendeu ser uma coluna livre - que arrastou uma discussão muito longe do que se pretendia. Porque o prolongar da discussão nos termos em que se tem desenvolvido não parece levar a lado nenhum, pedindo desculpa ao autor e aos leitores, Ciência Hoje decidiu que o artigo não permanecesse mais on-line. A partir de hoje, CH privilegiará a opinião solicitada!»

O texto referido («Paradigma Naturalista») era da autoria do criacionista Jónatas Machado e consistia num ataque violento e primário à ciência e ao conhecimento comprovável, no habitual estilo truculento deste professor de direito em Coimbra e fervoroso crente evangélico. Fora publicado no dia 29 de Março, e provocara protestos imediatos da comunidade científica, na caixa de comentários respectiva e em blogues, tendo o matemático do IST Jorge Buescu pedido mesmo a sua demissão do Conselho Científico do Ciência Hoje.

Felizmente, o incidente foi resolvido da melhor forma (o texto já não está disponível), mas a política de edição do principal portal de notícias, em português, sobre ciência e tecnologia, merece ser questionada (será que existe avaliação dos textos de opinião pelo conselho científico?). Anteriormente, segundo Jorge Buescu, terão sido publicados outros textos pseudo-científicos, que afectam a credibilidade deste portal ao conferi-la àqueles que pretendem justamente atacar a ciência. A disponibilidade de astrólogos, acupunctores e criacionistas para entrarem em espaços reservados à ciência é apenas um sinal da sua necessidade de credibilizarem os seus «produtos» duvidosos. Dar-lhes entrada é dar-lhes credibilidade.

[Diário Ateísta/Esquerda Republicana]

11 comentários :

David Cameira disse...

Para uma pessoa que se diz tão amante da liberdade e da democracia ficam-lhe muito mal essas palavras.. então agora voltamos ao tempo DO Salazar...

Pois é secalahar esses doutores tao endoutorados , como aliás eles próprios confessam noutro blog, não fizeram nada nem coizissima nenhuma na tal publicação cientifica da qual agora só formalmente saem pois nunca , substancialmente , la estiveram ou - pelo menos - lá produziram nada dentro

Gostava de saber o q pensam os nossos cientistas a trabalhar em paises com investimento, a sério, na ciencia desta patetada toda...se calhar esses estão demasiado ocuipados a trabalhar para se ocuparem com a 2 opera bufa " que se tornou o naturalismo darwinista, o positivismo e o racionalismo

Filipe Moura disse...

Só um pequeno reparo: o Jorge Buescu já não está no IST. Está na Faculdade de Ciências.
O Ciência Hoje já deu crédito a charlatães outras vezes.

Filipe Castro disse...

Mas, David Cameira, não concorda que se possa querer separar as coisas que se sabem porque se veem e se medem, das coisas em que as pessoas acreditam, mas para as quais nao tem provas?

Tentar misturar ciencia com religiao nao faz sentido nenhum, nem para a religiao, nem para a ciencia.

Suponho que quando v. esta doente vai ao medico. Imagine que chegava ao hospital e estava la um curandeiro da Polinesia com uma data de ervas e banhas da cobra...

Ou imagine que ia meter a televisao a arranjar a uma casa de electrodomesticos e o quando a la fosse buscar o tecnico lhe dissesse: sao 300 Euros; nao conseguimos arranjar-lhe a televisao, mas rezamos tres terços inteiros (a 100 Euros o terco).

Foi v. que me pediu o artigo dos evangelicos e do fascismo? Ja tenho o pdf.

Anónimo disse...

Não sei o conteúdo do artigo e desconheço a polémica que andou no Ciência Hoje. Mas não deixo de estranhar que alguém (que se diz defensor da liberdade) fique feliz por um artigo ser retirado...

Isso deixa uma de duas alternativas;

Má argumentação por parte dos que objectaram o tal artigo criacionista

ou

Muita pouca vontade de discutir e já agora esclarecer!

Vindo de académicos tanto uma como outra alternativa são no minimo tristes...

PS Só tinha pedido os Soldados de Cristo.

João Vasco disse...

Tiago:

Este artigo responde às suas acusações sem fundamento:

http://ktreta.blogspot.com/2007/04/jnatas-machado-e-censura.html

Boa leitura!

Miguel Madeira disse...

Apartir do momento que publicaram o artigo, retirá-lo não será "pior a emenda que o soneto"?

É que parece mais que querem esconder os seus erros que outra coisa qualquer.

Ricardo Alves disse...

Miguel Madeira,
se ao retirarem querem dizer que não voltarão a publicar artigos desse género (e a nota editorial dizia que terão mais cuidado com a oinião não solicitada), então é bom que o tenham feito.

David Cameira disse...

Filipe Castro,

Sim era tb eu que lhe tinha pedido o artigo dos evangélicos e do fascismo.

Se tiver possibilidades mande tb o artigo " Soldados de Cristo "

Depois, indo á substancia do seu comentário tenho a dizer q se anda a especializar em mais verdades...está a especializar-se em emitar certas técnicas de 2 evangélicos " q tt odeia..

Pois concerteza q eu qd estou doente vou ao médico e que qd lá vai algum profissional para arranjar eletrodomesticos ( ou os leva para a sua oficina )é MM para os arranjar.Mas digamos assim ...isso não contradiz o q eu disse isso só corrobora o q eu disse

O arazoadao cientifico-técnico que o Prof Jónatas Machado transmitiu na conferência que proferiu e no artigo que foi censurado ( aliás a " coisa " foi tão caricata que eu protestei junto do director dessa publicação on-line ontem e , ontem mesmo , ele me apresentou explicações para a sua infeliz atitude, dizendo q tinha sido pedia anuencia prévia ao autor para a sua supressão )deveria ter sido refutado cientificamente ou então deverião ter tido a humildade de reconhecer que ele sabe mais que os seus oponentes e, como tal, estes deveriam ter aprendido com ele desta forma dando mais um passo no afrofundamento desta questão científica.

OUTRO ASSUNTO:
Entristece-me q o Ricardo Alves q não votou no Salazar e q acolheu aqui as denuncias de um outro cidadão que foi perseguido pela PIDE-DGS, agora ache bem...sim se sinta peliz com este tipo de atitudes mesquinhas...é q era assim q a União Nacional ganhava eleições !

Ricardo Alves disse...

David Cameira,
os seus comentários sobre Salazar e sobre a PIDE-DGS, neste contexto, são de um extremo mau gosto. Como pode verificar num artigo que publiquei mais acima, eu defendo a vossa liberdade a defenderem disparates. Acho é que a universidade só vos deve abrir as portas para vos desmascarar.

Filipe Castro disse...

Caro David,

Nao se pode misturar alhos com bugalhos: as coisas Prof. Jonatas Machado escreve baseiam-se em axiomas de fe e nao tem nada que ver com ciencia.

Pelo contrario, atropelam 200 anos de avancos cientificos nos campos da biologia, geologia, astronomia, matematica, quimica e fisica.

Por isso eu nao acho possivel defender que este tipo de calinadas tenha espaco numa pagina sobre ciencia.

Amanha levavamos com a pagina de astrologia do professor Karma, depois com um aromaterapista, um homeopata e, como se diz aqui, se pudessemos comprar um elefante podiamos fazer um circo. :-)

Anónimo disse...

Li o artigo do senhor jónatas e entendo que ele tem toda a razão no que diz respeito a nada. O seus esforços argumentativos a favor da fé não alteram a natureza das coisas. O problema do senhor jónatas é aliás um problema de falta de consciência. acontece a pessoas que normalmente passam uma vida a ler livros e esquecem-se de viver a vida. Aliás , diria ao senhor jónatas que muita sorte tem em ter nascido num lugar seguro pra dar enfase à sua liberdade de expressão e criação. Recomendo ainda que observe um pouco a natureza e esqueça toda a linguagem. é que a linguagem por vezes cega os sentidos!