sábado, 16 de junho de 2007

Jusnaturalismo: kaput

O Rui A. «[confessa a sua incapacidade] para argumentar contra» o meu último artigo sobre a natureza humana. «Limita-se» (sic) a recordar que «foi exactamente para precaver e punir (...) que os homens criaram os tribunais», o que é verdade. Poderia dar o passo seguinte e reconhecer que sem o poder coercivo do Estado os tribunais servem para muito pouco ou mesmo para nada, mas para um liberal ortodoxo já não está mal (quem está intoxicado de ideologia dificilmente se deixa corrigir pela ciência).


Nota secundária: «comportamentos desviantes» é uma expressão que tem implícita uma normatização social daquilo que não é desviante. Ao nível individual, por muito auto-controlo que cada «animal humano civilizado» (vulgo, cidadão) exerça, as definições do que é ou não desviante são incomensuráveis.


(Agora que arrumei de vez com a fantasia liberal dos «direitos naturais», acho que vou voltar ao debate sobre os «direitos dos animais». Rima e tudo.)

2 comentários :

Anónimo disse...

hola,
acá nos perguntamos:? Cuál la razion que Hugo Chavez y Evo Morales fazen y dizen lo que quer con brazil y brasileños ainda baten palmas para el ditadores.
Evo Morales tomou na marra petrobras de brasileños y su presidiente aceitou muy calado y ainda diz que fue justo.
Hugo Chavez faz una propaganda muy ruin en mundo do proalccol brasileño y su presidiente ainda bate palmas para el ditador Hugo Chavez.
perdón nosa indescricion, más es muy dificil de entender porque brasileños tien tanto miedo de Hugo Chavez y Evo Morales.
la verdad es que si continuar asin Hugo Chavez y Morales conseguindo tudo de brazil na força con mucha facilidad, con cierteza su provincia de ACRE será también tomado na força y con cierteza su presidiente y brasileños van más una vez ficar caladitos y ainda bateren palmas .
perdón la sinceridad y portuñol.
Esteban Crustille
Córdoba

João Vasco disse...

Não é porque certos comportamentos eram desviantes que começaram a ser punidos.

É porque começaram a ser punidos que foram passando de vulgares para desviantes.

E começaram a ser punidos porque as pessoas se juntaram para se proteger desses comportamentos.

E é fácil entender que isto é verdade, basta observar que quanto menos reprimidos forem tais comportamentos, mais frequentes eles são. Podemos ver outras culturas, a nossa história, outros animais semelhantes a nós, etc.. Mas parece claro que não faz parte da "natureza humana" considerar a violação desviante. Ou a violência doméstica (isto ainda é mais claro porque é um comportamento que não é punido em muitas sociedades, e ainda no nosso passado recente).



A este respeito, a propósito da lógica falhada do "o que é natural é bom", aconselho este artigo:

http://ktreta.blogspot.com/2007/06/tica-parte-4-apelo-natureza.html