sábado, 21 de maio de 2011

Cleptocracia


Hoje dei a minha volta semanal pelos jornais do costume. O pessoal continua a dizer que se se baixarem os impostos e se desregulamentar os mercados a crise passa, os empresários ganham dinheiro e criam empregos, pagam salários e a economia dispara.

Há 35 anos que eles dizem isto e há 35 anos que o poder de compra das famílias vai baixando, enquanto os ricos vão ficando mais ricos.

Parece-me que a coisa é mais simples:

a) os ricos compram os políticos;
b) os políticos baixam-lhes os impostos e dizem-nos que não há dinheiro e que temos de apertar o cinto;
c) os ricos empregam-lhes os filhos.

5 comentários :

  1. ...Donde os políticos são corruptos.Certo.
    1 - Os ricos, porque são ricos não consomem o que ganham; como não lhes cabe no colchão - investem e vai daí em algum lugar são criados empregos.
    2 - Em alternativa os políticos, que são corruptos - ficam com os impostos - comem e dão a comer a correligionários e votantes.
    Investimento=0

    ResponderEliminar
  2. :o) O colchão deles é um colchão imaginário, cheio de notas que hão-de ser impressas um dia (a soma dos cash-flows futuros das empresas financeiras é frequentemente uma riqueza da tanga).

    ResponderEliminar
  3. Essa teoria do chuveiro de cima para baixo é chão que já deu uvas. Nos EUA, com Bush, não resultou. Aliás, criou uma bolha de riqueza imaginária, tal como Filipe Castro refere. E agora quem paga? Precisamente o zé povinho.
    E quanto ao investimento protagonizado pelos ricos, serve tão somente para alavancar futura riqueza (como não podia deixar de ser, o ser humano é ganancioso por natureza - rico ou pobre). Quem está em baixo fica sempre apenas com as migalhas...

    ResponderEliminar
  4. Catarina, lembro-lhe que essa teoria da treta do "chuveiro" foi iniciada pelo Reagan (e Thatcher no RU), e logo desde aí näo criou mais que bolhas especulativas, crises, e crescimento exponencial das desigualdades e problemas sociais.

    Agora o pagode só percebeu do erro já estávamos nos anos Bush Jr. i.e. 20 anos depois. Agora é tarde!

    ResponderEliminar
  5. engraçado. só qdo li "Filipe Castro" me apercebi que a posta não se referia a portugal.

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.