terça-feira, 5 de abril de 2011

Aldrabões

Hoje o El País fala do sucesso do documentário "Inside Job" (Charles Ferguson) sobre os gangsters que nos governos, nas universidades e nas empresas defraudaram deliberadamente o resto do planeta durante os anos Bush.

Não sei se já escrevi sobre isto aqui, mas o documentário refere um facto importante: depois de Reagan ter desregulamentado os mercados e provocado a crise das S&Ls, George Bush senior investigou e prendeu milhares de ladrões e de aldrabões. Obama? Nem um! Alguns dos piores criminosos da era Bush estão nesta administração, impunes, com a reputação intacta e protecção directa do presidente.

Mas na minha opinião a parte melhor deste documentário é um conjunto de entrevistas a economistas de universidades prestigiosas que há várias décadas escrevem e publicam artigos e relatórios PAGOS, a promoverem esquemas e negócios fraudulentos, mentiras e teorias inventadas que depois são usadas pelos colegas no governo para desregulamentar mercados e legalizar os crimes económicos a que temos assistido desde os anos oitenta. Impunemente.

Sem comentários :

Enviar um comentário

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.