quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Revista de blogues (6/10/2010)

  1. «Sou republicano porque recuso o carácter divino e hereditário do poder, porque sou cidadão e não vassalo, porque abomino o contubérnio entre o trono e o altar e porque um herdeiro do Iluminismo e da Revolução Francesa é avesso à vénia e ao beija-mão. Sou republicano por me rever nas instituições que o voto popular sufraga e não nas que a tradição impõe. Aceitar os filhos e netos de uma qualquer família, para lhes confiar o poder do Estado, é abdicar do direito de eleger e ser eleito para as funções que dinastias de predestinados confiscavam.
    (...)
    Ser republicano é recusar o poder vitalício e exigir a legitimação periódica, para reparar um erro ou substituir um inapto, num horizonte temporal previamente determinado. Não há democracia plena em monarquia nem dignidade nas funções herdadas como se o país fosse uma quinta ou a Pátria uma coutada.» (Carlos Esperança)
  2. «(...) a “República”, com tudo aquilo que o conceito abrange, não se limita só em saber se a denominação do Chefe de Estado é “Rei” ou “Presidente da República”.
    Em Portugal a República, mais do que isso, é um conceito de Liberdade cívica, política, social e até religiosa.
    A República é o Registo Civil, é a escola pública, é o casamento civil e até a possibilidade da sua dissolução com o divórcio, é a igualdade de género e mais tarde o sufrágio universal.
    E é, principalmente, sinónimo de modernidade, de Democracia e de laicidade do Estado.
    » (Luís Grave Rodrigues)

3 comentários :

  1. depois desta já percebi pq se mascaram os outros de darth vader: os republicanos são os bons e os monárquicos são os vilões.

    ResponderEliminar
  2. Não há democracia plena numa república nem dignidade nas funções herdadas como se o país fosse uma quinta ou a Pátria uma coutada dos partidos.
    E ao Major sucedeu o seu filho e algures, como nos velhos tempos dos caciques monárquicos, as novas clientelas ressurgiram, abafando as anteriores.
    cardos da res publica

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.