terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Soares sobre a candidatura de Nobre

  • «Quando o PS resolveu apoiar o candidato que já tinha sido escolhido pelo Bloco de Esquerda, disse - e escrevi - que considerava isso um erro de Sócrates, grave, sobretudo, para o futuro do PS, visto que ia dividi-lo, como aconteceu. Não o disse por ressentimento, como alguns comentadores afirmaram. Mas tão-só em defesa do partido de que fui um dos fundadores. Por essa mesma razão, fiquei calado e não apoiei nenhum candidato. Estimo pessoalmente Fernando Nobre, que conheço há muitos anos, e aprecio-o pelo seu carácter e pela obra que realizou. Mas não fui eu que o empurrei para candidato. O seu a seu dono. Como ele próprio disse - e quem o conhece sabe que não podia ser de outro modo -, "decidiu pela sua própria cabeça". Limitou-se a consultar alguns amigos, depois de estar determinado, e eu fui um deles, entre vários. Com muita honra.» (Mário Soares)
Há uma famosa frase de Churchill, a propósito do parlamento inglês, sobre os nossos adversários estarem  sentados à nossa frente (são os dos outros partidos), e os nossos inimigos estarem sentados ao nosso lado (estão no nosso partido). Lembrei-me dela agora mesmo.

Sem comentários :