sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sindicato da PSP critica António Capucho e MAI

  • «O Sindicato Nacional dos Oficiais de Polícia (SNOP) vem manifestar o seu repúdio pelas declarações do senhor Presidente da Câmara Municipal de Cascais e outros comentadores na sequência dos incidentes na Praia do Tamariz no Estoril no dia 04 de Julho de 2010.

    Com efeito, a postura adoptada por diversos intervenientes nesta polémica revelou-se alarmista e pouco rigorosa, demonstrando um total desconhecimento dos factos em si e apelando à concentração de recursos policiais num local que beneficia sistematicamente de reforço da segurança na época balnear. Em concreto, o Sr. Presidente da C.M. de Cascais com as suas declarações ajudou igualmente a aumentar o sentimento de insegurança dos cidadãos, acabando por prejudicar os interesses turísticos no respectivo concelho. Para além disso, foi possível assistir a declarações que mexeram sub-repticiamente em sentimentos de desconfiança e de discriminação para com os portugueses de origem africana, descendentes de segunda e terceira gerações, estigmatizando essas mesmas comunidades, como se se desejasse que as praias do Concelho de Cascais não fossem frequentadas por indivíduos de determinada etnia.
    Em toda esta questão passou à margem da opinião pública o facto da segurança das praias e da costa marítima ser da jurisdição da Autoridade Marítima e em concreto da Polícia Marítima (sob tutela do Ministério da Defesa) e não da PSP. Parece-nos estranho que em nenhum momento o senhor Ministro da Administração Interna tenha esclarecido este facto, levando a que, uma vez mais, a PSP assumisse o ónus de uma situação que em termos objectivos não é da sua responsabilidade.
    (...)» (Sindicato Nacional dos Oficiais de Polícia, via Spectrum.)

5 comentários :

João Vasco disse...

Ricardo:

Procurei das notícias as declarações de Capucho que suscitaram estes comentários, mas apenas encontrei excertos pouco significativos.

Tens acesso à mensagem que é aqui criticada?

Ricardo Alves disse...

Talvez estas:

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Cascais&Option=Interior&content_id=1611204

http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=111017

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=213360

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Lisboa&Concelho=Cascais&Option=Interior&content_id=1610465

João Vasco disse...

Pelas notícias que me mostras não encontro fundamento para esta crítica: «declarações que mexeram sub-repticiamente em sentimentos de desconfiança e de discriminação para com os portugueses de origem africana».

Encontro para o resto, claro.

Ricardo Alves disse...

O SNOP há-de saber do que fala, JV. Não acompanhei este caso com o detalhe que eles hão-de ter feito, sendo directamente implicados.

no name disse...

mas basta lembrar as declarações que fez há uns anos, aquando do arrastão que não foi arrastão... desta feita a linha editorial manteve-se intacta! pelo menos é coerente.