quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Concordata no Brasil

São muito interessantes os vídeos que se podem ver aqui, sobre a ocultação pelos media brasileiros da acordo (Concordata) assinado com a Santa Sé.

(Obrigado, Marco.)

Ler mais: texto da Concordata; crítica laicista.

2 comentários :

Filipe Castro disse...

Quando se quer debater aqui os direitos dos americanos a viverem num estado laico os evangélicos dizem, e bem, que a Bíblia não menciona 'democracia' em lado nenhum.

As pessoas esquecem-se frequentemente que o monoteísmo foi imposto por imperadores e califas num período de consolidação do poder individual.

Manolo Piriz disse...

Olá, Ricardo.

Os termos desta concordata são claramente inconstitucionais, pois a Constituição define o Brasil como um estado laico. Assim, qualquer acordo que determine que um direito religioso se sobreponha ao direito civil será simplesmente ignorado pelo Poder Judiciário. Caso o Congresso Nacional decida ratificar essa idéia absurda (o que eu não acredito), bastará ao Supremo Tribunal Federal declarar a sua inconstitucionalidade para que ela não tenha qualquer validade perante o Código Civil. Mas de qualquer forma, deixo aqui o link de um abaixo-assinado contra a ratificação.
http://www.petitiononline.com/BrasVat/petition.html

Um abraço,