terça-feira, 29 de maio de 2012

Sondagens e um possível ponto de viragem

Utilizando os dados a que fiz referência neste texto, acrescentei informação relativa às eleições legislativas, bem como o ajuste linear aos valores das sondagens.
O resultado é animador:


3 comentários :

Miguel Carvalho disse...

João,

1. tens aqui todas as sondagens, não só da Marktest:
http://www.erc.pt/pt/sondagens/publicitacao-de-sondagens
2. usar uma tendência linear força a existência de uma tendência. normalmente usam-se médias móveis

João Vasco disse...

Miguel,

1- O site da marktest tem as sondagens todas, não apenas as da marktest. Aliás, se não fosse o caso eu não teria tido pontos para representar visto que excluí os da marktest nos quais não confio nem um pouco.
A vantagem de usar os desse site face aos da ERC é a actualização dos dados: os dados da última sondagem da «eurosondagem» a 15 de Maio não estão ainda disponíveis na ERC. A última sondagem lá disponível é de 5 de Abril...

2- Tens razão quanto a isso, e só não usei médias móveis por preguiça (seria mais fácil se o intervalo entre sondagens fosse regular...). De qualquer das formas, olhando para os dados «a nu» como inicialmente os mostrei (http://esquerda-republicana.blogspot.pt/2012/05/ponto-de-viragem-nas-sondagens.html) a tendência parece relativamente clara. Na verdade coloquei este post porque vendo o anterior (sem tratamento) achei que os dados estavam «a pedir» este ajuste linear.

Miguel Carvalho disse...

Aaah!
Eu de facto não percebia porque dizias mal da Marktest e depois ias usar os dados :)
Desculpa então.