«O seu slogan é "ideias que vale a pena espalhar". Mas a malta da TED - a instituição sem fins lucrativos Technology Entertainment and Design por trás das palestras TED, adoradas por geeks e outros interessados em ideias novas - certamente pensa que algumas ideias não devem ser espalhadas. Pelo menos quando as ideias em causa desafiam a sabedoria convencional de que empreendedores ricos são os «criadores de emprego» número um.
No passado Março, o empreendedor e investidos milionário no ramo das tecnologias Nick Hanauer - um dos primeiros a apostar na Amazon.com - deu uma palestra numa conferência TED na qual, entre outras coisas, sugeriu que os consumidores de classe média, por oposição os ricos, são os verdadeiros «criadores de emprego», e que por essa razão os ricos deveriam pagar mais impostos. Apesar dos aplausos de quem assistiu à conferência na altura, o curador das Palestras TED Chris Anderson decidiu não partilhar esta palestra com o mundo e recusou-se a coloca-la no website da TED.
A sua explicação? A Palestra era muito «política» para ser colocada num ano de eleições, e que «muitos gestores de negócios e empreendedores se sentiram insultados» por alguns dos argumentos de Hanauer. Isto parece pouco sincero, visto que geralmente a TED não se afasta de ideias controversas, e algumas vezes é tão «política» que convida políticos profissionais para falar nas suas conferências.»
E qual o vídeo que originou tanta polémica? Este:
Enfim, nada de muito novo para mim, e já vi a mesma ideia ainda melhor fundamentada. Mas é um esforço meritório no sentido de dar resposta a vários mitos urbanos que por aí pululam.
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