terça-feira, 5 de outubro de 2010

Contas de mercearia

Um grupo de indivíduos que defende que Duarte Pio deveria ser o chefe de Estado vitalício do país, veio criticar os custos "obscenos" das comemorações do centenário da República. Estas comemorações arrancaram há mais um ano, acontecem uma vez por século, incluem vários eventos culturais e exposições abertos a todos, e terão custado 10 milhões de euros, 1 euro por cada português.
Por comparação, a família real britânica custou à volta de 0,8 euros por cada inglês em 2008. Este custo repete-se todos os anos e é exclusivamente para usufruto privado de alguém cujo único mérito é ser filho de quem é.
Pessoalmente não uso argumentos de mercearia para defender a República, fico é espantado por a Casa Real o fazer para a sua causa.

Adenda:
Ainda no tópico das contas de mercearia, descobri aqui que há jornalistas (já nem falo nos bloggers) que não sabem que a Presidência da República em Portugal não tem a mesma função que a Casa Real em Espanha. A primeira é um órgão político, com toda uma equipa de técnicos, a segunda é pouco mais que um ornamento.

E por hoje ser o dia que é:

VIVA A REPÚBLICA!

6 comentários :

  1. é verdade que a chefia de estado no reino unido custa 0.80 euros a cada britânico (0.69 libras, nem dá para meia bica por lá) por ano.

    mas a presidência da república portuguesa em exercício custa um pouco mais: 1.2 euros/pessoa-ano (ou duas bicas por cá). isto sem contar com as reformas e gabinetes de ex-presidentes (que alguns poderão recusar mas a que têm direito: carro, motorista, secretária).

    aquela crítica às comemorações da revolução republicana é, claramente, uma treta.

    ResponderEliminar
  2. "Este custo repete-se todos os anos e é exclusivamente para usufruto privado"

    LOL!!

    ResponderEliminar
  3. O Paulo Teixeira Pinto acha obsceno gastar dez milhões de euros nas comemorações da República?

    Tem graça. E não acha obsceno ter recebido, sozinho, uma indemnização de dez milhões de euros?

    http://economia.publico.pt/Noticia/paulo-teixeira-pinto-recebeu-10-milhoes-a-cabeca_1317016

    ResponderEliminar
  4. Ricardo,
    não é obsceno porque em Portugal ninguém se chateia com o irc que os bancos pagam.

    ResponderEliminar

As mensagens puramente insultuosas, publicitárias, em calão ou que impeçam um debate construtivo poderão ser apagadas.