PS - Parece que finalmente as notícias são boas.
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Adivinhem qual é o comboio português
A adivinha não é muito difícil, pois não? É este o modelo de comboio que faz a linha do Oeste, a atravessar cidades como Torres Vedras, Caldas da Rainha e Leiria, entre as quais muitas pessoas se deslocam regularmente todos os dias (não estamos a falar do interior desertificado). É também este tipo de comboio que faz a ligação Porto-Vigo, encurtada a partir da semana que vem só até Valença. É um comboio antigo, que demora mais do dobro do tempo de um carro ou um comboio mais moderno (não precisa de ser TGV). O facto de ainda haver comboios destes a circular em Portugal resulta de décadas de desinvestimento na ferrovia e de um novo riquismo e centralismo (só a pensar nas grandes cidades) que prefere TGVs quando nem sequer há um intercidades decente (os casos Lisboa-Leiria e Porto-Galiza são flagrantes). Apesar de tudo isto, será que não haver nada é melhor do que haver estes comboios? Com certeza que não. O encerramento da ligação a Vigo (e outras que estão anunciadas) é um péssimo sinal e mais uma machadada no transporte ferroviário em Portugal. No caso da ligação a Vigo, bastava que seguisse para Espanha um revisor português (e não um espanhol, da Renfe, que nunca aparece - a ligação Tui-Vigo é feita quase sempre sem revisor). Como ainda por cima é esse revisor que vende os bilhetes (só em Campanhã é que se podem comprar bilhetes até Vigo!), não admira que a CP se queixe de não haver passageiros nesse troço que justifiquem a manutenção da ligação!
PS - Parece que finalmente as notícias são boas.
PS - Parece que finalmente as notícias são boas.
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
4 comentários :
Eu penso que a culpa de o comboio circular muito devagar não será do próprio comboio, mas sim da linha, que provavelmente é má e não permite grandes velocidades.
A CP circula com automotoras nessa linha para não perder tempo a mudar de locomotiva no troço espanhol. Não me pergunte por que é que teria que mudar de locomotiva - parece que as locomotivas portuguesas não estão autorizadas a circular em Espanha...
Qual o comboio português? É o que está PARADO!
A linha Portuguesa, a bitola, é diferente de Portugal para Espanha, ao que sei..
Eu moro em Leiria e o problema da linha do Oeste é a falta de informação, não tenho dados estatisticos, mas arrisco 90% dos leirienses não fazem ideia que podem ir para Coimbra ou Lisboa de comboio..
Existem centenas de jovens de Leiria a estudar na Universidade em Coimbra, eu sou um deles, e descobri por acaso que podia ir de comboio, e ridículo a CP vai a Coimbra promover o Inter-Cidades que toda a gente conhece, as linhas que ninguém conhece, nem os promotores sabem que existem..
é a maior vergonha que tenho da minha região, a linha do Oeste..
Diogo, a bitola portuguesa é igual à espanhola e diferente da dos outros países europeus. Muito pouca gente usa a Linha do Oeste porque ela é obsoleta e é muito mais conveniente viajar de autocarro. É uma pena, porque claramente seria uma linha com viabilidade.
Enviar um comentário