terça-feira, 28 de setembro de 2010

Embaixadora mas não castradora!

De acordo com uma notícia que li no Ciência Hoje, é possível que a venhamos a ter uma mulher, a astrofísica Mazlan Othman, como Embaixadora da Terra junto a possíveis alienígenas, daqueles que eventualmente habitarão o espaço sideral, não dos que podemos encontrar ao virar da esquina.

Mas a parte da notícia que me fez pensar foi:

"Após o Tratado do Espaço Exterior de 1967, os membros da ONU acordaram que o melhor método para proteger a Terra de uma contaminação alienígena passaria pela esterilização dos extraterrestres, mas espera-se que Mazlan Othman apresente uma perspectiva mais tolerante."


De facto, quando li esterilização pensei que tivesse que ver com desinfectá-los com álcool..

Mas parece que não. O próprio Stephen Hawking não é da mesma opinião. E já o Jared Diamond dizia: se subjugámos os mais fracos da forma como fizemos, e em parte (uma parte pequena) nem sequer foi intencional, o que fariamos se encontrássemos uma civilização extraplanetária num patamar tecnológico menos avançado? E o que fariam "eles" se fosse ao contrário?...

7 comentários :

no name disse...

se essa notícia é mesmo verdade então a onu transformou-se num circo...

quanto a desinfectar os alienígenas, parece-me que não seria necessário: não tendo qualquer parentesco evolutivo com a malta terráquea, dificilmente poderia surgir qualquer tipo de contaminação...

Micael Sousa disse...

Excelente texto. Começa com uma tirada e divulgação de uma curiosidade que pode levar ao humor. Mas mesmo no final somos levados a reflectir. Apesar da história não se repetir, temos montes de exemplo na terra do que aconteceria. Não é preciso ir além superfície do planeta terra para concluirmos que muito provavelmente subjugaríamos essa civilização, nem que fosse indirectamente, de modo a poder tirar o máximo de dividendos. A nossa sina capitalista, que, quer queiramos quer não, está muito bem disseminada na espécie humana.

Os que estão a fazere tijolo dizem que bossa senhoria benceu.... disse...

F.A.O
U.N.E.S.C.O
já davam emprego a muita gente para evitar que fosse desperdiçado
todo em ajudas

agora um A.P.E.
Alien Protocol Events
vai dar emprego a muito mais APE's
sem se desperdiçarem fundos nos Aliens a não ser que eles cheguem

Anónimo disse...

A notícia já foi desmentida, entretanto, pelo Ciência Hoje.

Os que estão a fazere tijolo dizem que bossa senhoria benceu.... disse...

ok fica prá próxima
é uma boa ideia
para criar postos de trabalho

dorean paxorales disse...

a julgar pelo "público", parece que já há uma quinta coluna de alienígenas dispostos a esterilizar humanos infiltrada no psd.

dorean paxorales disse...

afinal, era sol:
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1064