segunda-feira, 14 de maio de 2007

O fracasso brasileiro de Ratzinger

Lendo a imprensa brasileira, a conclusão que se retira é que a incursão de Ratzinger pelo Brasil foi um tremendo fracasso. Politicamente, ouviu um sonoro «não» de um político que raramente se impõe. E teve menos pessoas a idolatrá-lo em público do que em qualquer festival católico de verão que tenha realizado na sisuda Alemanha.

Foi uma surpresa positiva que Lula da Silva, um Presidente ambíguo e pouco dado a rupturas, tenha dito a Ratzinger que o Brasil vai «preservar e consolidar o Estado laico». B-16 pedira, nessa entrevista, uma Concordata que garantisse os privilégios a que a ICAR está habituada noutros países: isenções fiscais e ensino do catolicismo na escola pública a expensas do Estado, por exemplo (com o acinte extra da obrigatoriedade do ensino do catolicismo). Também quereria interferir, aparentemente, na legislação sobre aborto e distribuição de anticoncepcionais. Levou, em tudo, um rotundo «não».

Nas acções de massas, a decepção de Raztinger também foi grande. Teve menos pessoas do que se esperava, e não há jornal que não frise que o catolicismo brasileiro está em regressão demográfica, em perda para as igrejas evangélicas. Uma perda de influência que se estende a toda a América Latina e que Raztinger não parece ser capaz de inverter.

Como se não bastasse, a sua viagem levou a imprensa brasileira a entrevistar os «teólogos da libertação» (como Leonardo Boff) que Ratzinger tanto detesta e que tanto tem perseguido. Enfim, uma semana aziaga para o Papa alemão.

Espero que, pelo menos, o Sapatinhos Vermelhos tenha tido tempo para umas caipirinhas...

[Esquerda Republicana/Diário Ateísta]

5 comentários :

Anónimo disse...

Pois é.. a derrocada da catolica começou em Cuba, depois da de 1959...
a ICAR perdeu sua influencia,escolas,terras... hoje 40% dos cubanos são ateus... o resto é dividido entre catolicos, protestantes e "santeros".
já em outros paises... a ICAR não atrai tantos fieis como antigamente.
A Argentina, pais com forte influencia da ICAR, vê hoje poucos argentinos na missa. E sem falar da imagem desgastada por causa dos militares. Na Venezuela, a ICAR tá desmoralizada em função do apoio ao golpe frustrado contra Chavez.. Na Bolivia, a ICAR promoveu 1 festival de intolerancia contra Evo Morales, ao saber q ele ia kebrar o monopolio do catolicismo na educação do país.
No México, a ICAR teve q engolir a vitoria da lei do aborto...
a influencia da ICAR tá caindo de podre e o q agrava isso é a expansão evangélica (outro lixo)

Anónimo disse...

e sem falar da silencioso crescimento de ateus(de maneira timida) em alguns pontos da Am.Latina. Soube q Cuba os ateus hoje são 40% do povo.

David Cameira disse...

" a influencia da ICAR tá caindo de podre e o q agrava isso é a expansão evangélica (outro lixo)"

POIS É .." outro lixo ", LOL

O festival de intolerancia do ateismo ataca de novo ...morte aos padres, seminaristas para a praça de touros...lol

Anónimo disse...

Davi, larga de hipocrisia!!!
imagina se eu falasse: Morte aos ratos islamicos,satanistas e wiccans,
parasitas da sociedade cristã!!!

vc com certeza iria adorar!!!!!

David Cameira disse...

Nao iria adorar,não... pq eu SÓ ADORO A DEUS ALTISSIMO !!!

Mas compreenderia da mm forma q compreendo asafirmações q aqui postei pq senão nem sequer repetia estes chavoes ani-fé e anti religião

Só uma coisa anónimo, nem q seja allan kardec, chico xavier, sasi pereré, ou o q for

Sff assina o seu coment da próxima.
Obg