segunda-feira, 7 de maio de 2007

FENPROF defende retirada de símbolos religiosos de escolas públicas

  • «O 9º Congresso da FENPROF (Lisboa, 19, 20 e 21 de Abrl) aprovou um Plano de Acção onde se inclui um ponto sobre a questão dos símbolos religiosos na Escola Pública com a seguinte redacção: (…) “Compete à administração zelar pelo cumprimento dos preceitos constitucionais e legais que regulam esta matéria [desigualdades que orien­tam a nossa sociedade, em dimensões como a raça, etnia, género, classe social, sexua­lidade, capacidades, crenças religiosas]. Por exemplo, quando o artigo 43º, ponto 3, da Constituição da República Portuguesa determina que ‘O ensino público não será confessional’ é inadmissível que escolas da rede pública persistam em ostentar símbolos religiosos nas suas instalações. Exige-se pois que a lei, também nesta matéria, não seja palavra vã.” (…)» (Retirado do blogue da Associação República e Laicidade.)

8 comentários :

David Cameira disse...

A FENPROF é um sindicato de professores ateus ?

ricardo s carvalho disse...

david, tome atenção que o seu outro neurónio deve ter caído! confundir ateísmo e laicidade nem numa criança do jardim-escola...

David Cameira disse...

Ricardo S Carvalho,
Eu nao confundi a FENPROF é q confunde.
Desde qd a hostilidade a religião é funça de uma sindicato de professores?
Olhe ate a Maçonaria está dividida entre aquele " ramo " no qual para se entrar tem de se ser ateu ( FRANCO MAÇONARIA ) e o outro em q tem de se ser, ao menos, teista ( Grande Oriente Lusitano )

Mas será funçao de um sindicato de professores promover adesoes á Franco Maconaria ( ou ao GOL ) ou seria mais útil preocuparem-se com os reais problemas do ensino e da educação ? e a pedofilia cujas marcas psicologicas podem ser constatadas pelos prof ? e o " Buling " ? eas agressoes aos professores ? e a precariadaelaboral do vinculo profissional dos professores ?

Ricardo S. Carvalho, tenho pena q tenha demostrado, mais uma vez, q qd não se pode atacar um argumento surte sempre algum efeito 2 mediatico " matar o mensageira das más novas

Fico a aguardar, ja agora, um post seu em q me chame fanático, estúpido , burro ou ignorante.

lol

Ricardo Alves disse...

«Desde qd a hostilidade a religião é funça de uma sindicato de professores?»

Desde quando fazer cumprir a Constituição é hostilidade à religião? A Constituição separa o Estado das igrejas e comunidades religiosas; declara que o ensino é aconfessional; estabelece a igualdade entre cidadãos independentemente das crenças em matéria religiosa. Logo, uma situação como a presença permanente de crucifixos em escolas é inconstitucional. O próprio Menéres Pimentel, que está longe de ser um laicista militante (veja-se o papel que tem desempenhado na Comissão de Liberdade Religiosa), fez um parecer em que reconheceu que a presença de crucifixos era incompatível com a Constituição. O David Cameira quer mandar a Constituição para o lixo?

«Fico a aguardar, ja agora, um post seu em q me chame fanático, estúpido , burro ou ignorante»

Não é necessário o Ricardo Carvalho fazer esse post. O próprio David Cameira se encarrega de dar uma má imagem de si próprio...

Arcanjo Gabriel disse...

De certeza que a FENPROF não é um sindicato de ou para professores ateus. Mas certamente está a tentar fazer com que a letra e o espírito da Constituição sejam seguidos, respeitados e cumpridos. Já basta de intromissões da religião (seja ela qual for) na escola pública, sejam elas crucifixos dependurados, serviços religiosos, presépios, aulas de RMC/RME (uma aberração), distribuição de propaganda religiosa dentro do recinto escolar, etc.

David Cameira disse...

" Não é necessário o Ricardo Carvalho fazer esse post. O próprio David Cameira se encarrega de dar uma má imagem de si próprio... "
Se defender a liberdade e e para todos os cidadãos é isso , ENTÃO continuarei a se-lo COM MUITO GOSTO !!!

Depois, o Ricardo deve ter tido um ataque de memóriapq no seu tempo de estudante ai e q se pregava nas escolas ai e q tinham q rezar o terço nas aulas e comecar os dias por fazerem a saudaçao salazarista ( católico-fascista ) aos tetratos do " Sr Doutor " e do Marechal Carmona q ladiavam um imagem de " nossa " Srª de Fátima

ISSO É Q ERA PROSELITISMO

Mas, note-se , q cumpria a constituiçao da época

A constituiçao actual , q aliás nem sequer e totalmente cumprida em matéria religiosas, não proibe a religiao ( nao se esqueça q o projecro de constituiçao da UDP e o do MDP-CDE não foram aprovados !!!! )
Bem e agora o Ricardo vai dizer-me , COM ALGUMA RAZÃO , que estes politicotes q estao no poleiro tb nao conseguiram fazer aprovar o projecto do CDS , mas tudo o q fazem nao vai alem do q la estava escrito
CONFUNDEM ASSIM O SEU FANATISMO RELIGIOSO, COM A LEI DA REPUBLICA

É VERDADE Ricado, É VERDADE !

Mas assim como os profs tt podem ser da Franco - Maconaria , como do GOL ou da OPUS DEI ou de nada

tb os alunos o podem ser , ficaram todos muito ofendidinhos com a BIBLIA MANUSCRITA!!!??? BEM MAS AS PLAYBOY OU A HUSTLER nao tem tt para manuscrevr como a BIBLIA ( rapare q as maiusculas sao intencionais no nome das publicaçoes pq ao estado nao compete valorar sobre ambas mas apenas a Igreja ) manuscrevam ocorão, os anacletos, A TORAH, o LIVRO DE S CIPRIANO, - ja agora cabe referir q eu nao gostei de ter misturados os livros APCRIFOS num projecto de manuscrição da BIBLIA... é assim como me convidarem para ir ao cinema e depois oferecerem-me um bilhete para o teatro, ok tudo é espectaculo, ok tudo é cultura... -Ou a Constituiçao, pq e q a ASSOCIAÇAO R&L ainda nao propos isso ? nao caberia tal acto no ambito da area escola, dum projecto interdisciplinar de cultura da cidadania , da dita " formação pessoal e social " - que ( supostamente ) é a alternativa a formaçao religiosa ?

Qual e o mal de la estar a CRUZ ( entendO q o corpo devia ser tirado de la ou susbtituido por um objacto de dimensaoes iguais mas já sem o corpo PQ TAL VAI ALARGAR O LEQUE DO SIMBOLO A TODOS OS CRISTAO , OU PELO MENOS A SUA ESMAGADORA MAIORIA )e tb o crescente, a estrela de DAVID e todos os demais simbolos religiosos , nao , nao me esqueci dos ateus vcs podem por o atomo q adoptaram como vosso simbolo no site " ateismo.net "

Como ve temos uma diferença de paradigma , eu defendo todos e o Ricardo ataca todos ...

Ja se debruçou sobre o ensino do Sr Professor DOUTOR Jónatas Machado sobre esses encisos constitucionais ???

Mas olhe q nao respondeu ao q eu questionei , para se ser sindicalizado na FENPROF é preciso ser ateu ? a FENPROF é manipulada pela FRANCO-MAÇONARIA ( por defender tao cegamente o ódio á religião )?

Ricardo Alves disse...

David Cameira,
é falso que no meu tempo de estudante tivesse que rezar o terço ou fazer a saudação salazarista nas aulas. Não sou tão velho como me faz... ;)

Ensinar a Constituição da República nas aulas é boa ideia, mas nunca como alternativa à religião. A Constituição é para todos os cidadãos, as religiões para os cidadãos individualmente (e no espaço associativo que escolherem).

A República não tem qualquer dever de promover uma religião, seja a sua ou qualquer outra. Por isso, é evidente que os alunos não devem ser incentivados a copiar a bíblia, o corão, o livro de mórmon ou os livros da cientologia. Como também não pode obrigar os alunos (que são obrigados a lá estar, sabe?) a conviverem com um crucifixo ou qualquer outro símbolo religioso. Agradeço a explicação que deu sobre a forma como vê os crucifixos que estão em algumas escolas públicas. Como o David explicou, não é um símbolo cristão genérico, mas sim um símbolo católico em particular. É o próprio David, que é cristão/evangélico, a assumi-lo. Obrigadinho. ;)

Quanto a pôr lá todos os símbolos: não há parede que chegue. E mesmo que houvesse, duvido que fosse constitucional. E eu não quero impôr o ateísmo na escola pública, através de símbolos ou de outra forma.

Para sua informação: não sou membro de nenhum sindicato filiado na FENPROF. Faça-lhes a eles as perguntas que me fez.

Ah, e veja se aprende a escrever sem maiúsculas e sem «!!!» ou «???»: torna a leitura muito difícil.

Saúdinha.

David Cameira disse...

Qt á ordem q me deu por último...guardo para melhor altura uma reflexão serena sobre ela

Qt ao seu obrigadinho, eu agradeco-lho e retribuo-o pois tenho a dizer sempre o disse.

Quer ao Prof Jónatas, quer ao vice-Presidente da CLR ( e representante da Aliança Evangélica na referida comissão )

Qt ao resto fiquei esclarecido, obrigado.
Bons dias tb para si etodos os seus