terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Não escrevo mais sobre burcas

A Helena Matos do Blasfémias parece ter dificuldade em distinguir o que é um espaço de culto e um espaço estatal. Eu ajudo: numa mesquita, podem andar todos de burca ou estar todos nus; num local de voto, exige-se a identificação e, já agora, um pouco de decoro. A diferença é essa. Acrescento que num local de culto até podem separar homens de mulheres, como fazem judeus e muçulmanos, ou guardar a condução da cerimónia para os homens, como fazem os católicos; numa secção de voto, se a contagem dos votos fosse exclusiva dos homens, ficaria preocupado.


Adenda: a confirmar-se a contratação de José Manuel Fernandes pelo Blasfémias, sugiro a´O Insurgente que responda contratando o Mário Crespo. A bem da direita, ofereço a ideia e não cobro nada (o que me deve tornar anti-liberal).

6 comentários :

António Parente disse...

Decisão sensata, Ricardo. Afinal a dificuldade em entendê-lo não era só minha. E veja lá que nem me considero de direita. Que este episódio o leve a reflectir sobre o seu laicismo.

Ricardo Alves disse...

António,
não mudei de ideias. Acho é que já ficou claro o que penso e não vale a pena «chover no molhado».

susskind disse...

Essencialmente, o Ricardo tem razao. E' extremamente improvavel que as mulheres andem de burca por livre vontade. A razao e' simples: exceptuando os paises onde a burca e' obrigatoria, o numero de mulheres que vestem a burca e' irrisorio. Assim, a premissa do Ricardo de que a burca e' utilizada como um instrumento de opressao e diminuicao dos direitos das mulheres e' muitissimo razoavel. E nao encontro nenhum bom motivo pelo qual seja de aceitar tais situacoes na Europa.

Filipe Moura disse...

A dificuldade de compreensão do António Parente deve-se a ter empregada doméstica. Alia a preguiça física à preguiça mental. Se em vez de perder tanto tempo a comentar em blogues fosse lavar a louça ou varrer o chão, ganharia outra agilidade física e mental.

António Parente disse...

Filipe Moura

ahahahahahahahahahah!!!!!!!!!!!11

António Parente disse...

Caro Filipe Moura

Depois de recuperar do ataque de riso, deixe-me dizer-lhe uma coisa: é capaz de ter razão! E mais: o comentário revela sentido de humor! Parabéns!

Não vou despedir a empregada doméstica porque a vida está má para todos e não quero ficar com esse sentimento de culpa. Mas prometo-lhe que vou deixar de comentar em blogues e fazer mais exercício físico e mental para ganhar mais agilidade!

Muito obrigado pelo sábio conselho! Passe pelos meus blogues daqui a 6 meses e vai ver que sentirá orgulho no conselho que me deu!

Um grande abraço!