sábado, 6 de agosto de 2011

Petição Nomes das novas freguesias de Lisboa

Eu assinei a seguinte petição, e pode ser que o leitor também a queira subscrever:

«A Câmara Municipal de Lisboa tomou a decisão de condensar as mais de cinquenta freguesias de Lisboa e de as reorganizar num mapa de 24 freguesias, atribuindo a estas novas competências e responsabilidades. Os signatários desta petição não discutem a bondade dessa opção, mas vêm através deste meio protestar contra a escolha anunciada dos nomes das novas freguesias. Em vários casos estes nomes não são adequados historicamente ou, nos casos em que a utilização de um nome consagrado pelo uso não foi possível, os novos nomes (Santa Maria Maior para Baixa, Alfama e Castelo; Santo António para a zona em torno da Avenida da Liberdade; Misericórdia para o Chiado, Bairro Alto e Bica) revelam uma escolha pouco imaginativa, repetitiva e tendenciosa.

Somos da opinião de que o processo de escolha destes nomes não foi suficientemente amplo, participado, aberto e transparente.

Defendemos que esta escolha de nomes não está à altura de uma cidade com uma história toponímica tão rica, um presente laico, e um futuro que desejamos inclusivo, criativo e aberto.

Apelamos à Câmara Municipal de Lisboa para que abra uma discussão em novos moldes para a escolha dos nomes das freguesias da cidade, recolhendo novas ideias, debatendo e decidindo de forma consentânea com os valores democráticos, e aproveitando a ocasião para divulgar a história da Lisboa junto de todas as gerações (por exemplo, envolvendo as escolas no processo) e para criar mais laços entre os lisboetas e a governação da sua cidade.»

Vale também a pena ler o texto do Rui Tavares sobre este assunto.