quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A pós-modernidade no gulag

No blogue Cinco Dias, um grande momento intelectual:
  • «Segundo Badiou (...) um acontecimento (...) é uma ruptura efémera e inédita (sem precedentes) na situação existente, inicialmente indiscernível por isso apelando à adesão subjectiva (e férrea) do sujeito, sendo o seu ineditismo inalcançável pelo conhecimento e não justificável».
Uma pessoa estremece a ler uma coisa destas. Digo «estremece» porque chega a pensar que não sabe ler e que tem que voltar à escola primária. Depois pensa trinta segundos e chega à conclusão que não é dito nada de especial. O autor só quer dizer, de forma rebuscada, que há revoluções. As crianças que morrem não vêm ao caso. Mais adiante:
  • «(...) é óbvio que Gorbatchov, o “manchinhas”, veio interromper a sequência “existência do estado socialista soviético”. E não se sabe bem por que carga de água».
Pois. Talvez as pessoas não estivessem satisfeitas, sei lá. Talvez quisessem viajar e comprar coisas. Penso eu. Perdão: não foram as pessoas, «as massas». Foi o timoneiro. Mil perdões humildes.
  • «Que fez Soares? Sublinhe-se: colocou o futuro empírico da sequência acima da vivência da sua singularidade, fantasiou e manipulou o desfecho do “acontecimento 25 de Abril”, e fê-lo antidemocraticamente».
Ganhou as eleições. Se isso importa para alguma coisa. Provavelmente, não. Mas «colocar o futuro empírico da sequência acima da vivência» é bestialmente chato. Até porque, sabe-se lá, as pessoas podem ter coisas melhores para fazer do que a política.
E, para terminar:
  • «Porque é que temos de nos estar sempre a penitenciar pelo gulag?».
Não se penitencie, Carlos. Defenda o Gulag. Celebre o gulag. Planeie novos gulags. Que mil gulags floresçam! (Sobretudo, se forem gulags pós-modernos...)

7 comentários :

Filipe Castro disse...

Estas frases dão-me vontade de ir buscar a pistola. :o)

dorean paxorales disse...

há algum tempo este mesmo carlos vidal declarou com todas as letras numa posta ou caixa de comentários que abominava a democracia. agora transbordou de vez. está ao nível de um "jantar das quartas".
se não fosse a prosa do antónio figueira ou, vá, do nr almeida, já me tinha deixado de visitas.

rui disse...

o Carlos Vidal é um tipo estranhíssimo. Parece histérico.
E isto é tentar desculpá-lo. Todo aquele paleio esfuziante faz-me lembrar mais um agitador fascista do que um comunista (tirando o MRPP, claro).

Anónimo disse...

Vocês deviam de ser todos presos por defender comunismo o qual escravizou quem tinha uma opinião diferente, e ainda têm arrogancia de falar do nazismo e dos campos deles...
Sinceramente deveri9am de ser ambos os partidos proibidos de existir em Portugal tanto Comunistas pois o
GULAG ou o genocídio de um dos maiores do comunismo que existiu na Jugoslávia e que matou milhares de pessoas não deveriam de voltar a existir até pelo contra-senso que existe, serem contra a democracia e irem a eleições fico parvo com tamanha incongruência, só falta dizerem que são extremistas diferentes LOL
Sem esquecer o PNR está previsto na constituição que ele ACABE JÁ...
Sem esquecer o BLOCO de ESQUERDA que só pensam em drogas e transformar isto no de pior já existiu no mundo uma visão pior do que o Estaline tinha da RUSSIA...

Só é pena sermos democratas e não podermos colocar quem criou os campos de concentração la dentro :D
Tantos comunistas como Fascistas

Só mais uma coisita lavem a boca antes de falar qq partido democrata e tenham vergonha na cara, nunca digam que são portugueses so envergonham o País de Camões e de D. Afonso Henriques

Com os melhores Cumprimentos

Abuminavel

rui disse...

parece que o virus do Vidal já se propagou na parvónia.

Anónimo disse...

Keria aqui expressar as minhas simpatias por ARMANDO vARA,nóbel socialista(já não sei o q isto quer dizer,talvez Weimar,oh entelectuais,a bendizer).Mal acbaram as eleições e,eis que a jana sucialista já começou naquilo que são bons:CORRUPÇÃO.Quanto a gulags já existiam no tempo dos czares e continuam em Guantanamo.
Todos os 'socialistas' que conheço ou,são bufos,ou ladrões ou sacristões ou empresários de xuxexo,a gamar!

Parabéns Carlos Esperança,como vê a democracia é o melhor de todos os xistemas,excepto quando Hugo Chavez ganha 11 em 12 eleições.

Anónimo disse...

U abuminável é mesmo o underground do pensamento(?) que mui se parece com os 'democratas'.Não há fascistas(vide o van zeller)só democrats e COMUNISTAS.Deplorável,a encenação ao serviço,sempre,sempre do CAPIATL!