A partir da notícia do Diário de Notícias, é fácil fazer as contas aos meios de comunicação social que assumem posição editorial pelo «sim» ou pelo «não».
- Pelo «não»: Rádio Renascença, o diário Correio da Manhã, o semanário Sol e, possivelmente, o semanário Expresso.
- Pelo «sim»: a revista mensal Le Monde Diplomatique.
- Neutros: Diário de Notícias, Público, TSF, RTP e TVI.
Portanto, há uma clara vantagem nos media para o «não», que se deve sobretudo à ICAR e aos seus «braços» económicos. Convém não esquecer que o «não» também disfrutará dos tempos de emissão das confissões religiosas na TV pública (tanto a ICAR como a AEP estão pelo «não»), e de espaços como o do padre Borga (que tem feito campanha pelo «não» no programa da manhã da TV pública).
5 comentários :
Ricardo: o ponto 3 tem muito que se lhe diga.
A RTP não me parece, de todo, neutra. Acho-a, claramente, a favor do não.
Falta a SIC que é também, claramente a favor do NÃO.
Assim como o Expresso que irá ser a favoro do não.
A TSF na minha modesta opinião é a favor do não. Embora mitigado, mas a favor do não.
O público irá dar uma no cravo outra na ferradura quando a ocassião se aproximar.
Pedro Silva,
estes são os media com posição assumida pelo «não». Concordo que outros, sem posição assumida, já estão a fazer campanha pelo «não»...
Bem eu realmente devo viver noutro país! Embora comece a achar que é mesmo noutro planeta...
Basta olhar com alguma imparcialidade para verificar a maneira como se dão as noticias para que não hajam duvidas que o Sim é muito apoiado entre os jornalistas. Acho que isso nem se quer é uma noticia!! Na RR sei que assim não é (mas estranho seria se o fosse, certo?).
Não devem considerar a quantidade que é num grosso modo igual para as duas posições com a qualidade. Eu foco mais a maneira como se dão as noticias para verificar como pensam os jornalistas que as fazem, e ai por muito que alguns tentem ser "neutros" simplesmente não conseguem!
ricardo alves: Ok
Tiago,
não uma rádio de âmbito nacional, um diário ou um semanário que tenham assumido posição editorial pelo «sim». Há uma rádio e dois jornais que o fizeram pelo «não». Os factos são estes.
Enviar um comentário