A brava rapaziada católica da Liga das Famílias Polacas tem um representante no Parlamento Europeu (embora não inscrito em grupo parlamentar algum). Durante um debate sobre os 70 anos da Guerra de Espanha, o clericalíssimo eurodeputado polaco Maciej Giertych falou com sinceridade ao «povo europeu»:
Felizmente, o Presidente do principal órgão consultivo europeu contrapôs:
- «Para alguns foi a última grande causa, para outros foi uma cruzada, com os bispos fazendo a saudação fascista e recebendo generais na entrada das igrejas, com os cemitérios cheios de fuzilados dos dois lados. (...) Como o regime militar foi útil aos americanos na Guerra Fria, se esqueceram de nos libertar.»
Não será fácil unificar esta Europa, onde as visões de acontecimentos históricos recentes são tão divergentes, até mesmo antagónicas. Note-se que o partido deste eurodeputado fascista está no Governo polaco.
(Nota adicional: curiosamente, só encontro no Google jornais brasileiros a reportarem este incidente. Será que os jornalistas portugueses não vêem interesse em noticiar elogios a Salazar em pleno Parlamento Europeu?)
7 comentários :
Claro que não vêem interesse... Estão ocupados a obedecer e a seguir aos interesses instalados.
Precisávamos de jornais anarquistas, republicanos e de esquerda liberal.
O que temos é gentinha de serviço...
Nem os nacionalistas reparam nisso...
"Claro que não vêem interesse... Estão ocupados a obedecer e a seguir aos interesses instalados."
Mais recentemente estão mais ocupados a seguir o Mundial de futebol. Telejornais que passam quase 40 minutos de notícias sobre futebol, jornais não desportivos com mais de 10 páginas sobre o mundial... é impressionante e, na opinião, nefasta a influência que o futebol tem na nossa sociedade... tal como uma religião...
Defender o Salazar,
Esse nossos estadista só se preocupava com o Futebol, Fátima e Fado.
Vá lá que mudámos (talvez 360º...)
Estranhíssimo (ou talvez não): o DN de hoje (sexta-feira) noticia isto, e com o exactamente o mesmo título deste meu artigo de quinta-feira.
http://dn.sapo.pt/2006/07/07/nacional/eurodeputado_polaco_elogia_salazar_e.html
Curiosamente, os jornais estrangeiros noticiaram o incidente na terça-feira e na quarta-feira. Porque será que o DN só hoje pega no assunto? Será que lêem este blogue? ;)
por acaso inseri um comentário na BBC a insurgir-me...
trtata-se de algo muito grave: na Polónia, o totalitarismo comunista não deu lugar à sociedade aberta, para usar a expressão de popper (embora eu não seja liberal). deu lugar a outro totalitarismo. e a Europe está a acomodar sinais muito preocupantes de que não existe uma partilha sincera de valores políticos democráticos universais nos diversos estados membros da UE.
afinal o homem lá se descoseu, com os habituais impropérios contra "os defensores das amplas liberdades."
Enviar um comentário