quarta-feira, 1 de junho de 2005

Criacionismo na imprensa brasileira

A imprensa brasileira conta com alguns jornalistas activos na defesa da ciência, do espírito crítico e mesmo, por vezes, do ateísmo. Gostaria de dizer o mesmo da imprensa portuguesa, mas o dossiê sobre ateísmo da XIS de sábado passado, em que foram entrevistados dois teólogos católicos para falarem sobre um assunto que não sentem, é um bom exemplo do contrário.
Fiquemos, portanto, com alguns bons artigos da outra margem do Atlântico.
  1. Michael Shermer, o presidente da Skeptics Society dos EUA e autor de, entre outros livros, «Porque acreditam as pessoas em coisas estranhas», deu uma entrevista à Folha de São Paulo, reproduzida no Jornal da Ciência, em que aborda a actual ofensiva criacionista nos EUA, os «raptos» por extraterrestres e as «medicinas alternativas».
  2. Richard Dawkins foi entrevistado pela Veja, e o mesmo Jornal da Ciência reproduz essa entrevista, que aborda o debate entre evolucionismo e criacionismo, a sua ideia da religião como um «vírus mental» e as relações entre ciência e religião.
  3. Finalmente, um artigo antigo (2001) de Hélio Schwartsman, na Folha de São Paulo, em que já se discutia o «intelligent design».

2 comentários :

A.Mello-Alter disse...

Meu caro:
Eu gostava muito de saber o que é mesmo um teólogo.
Será da família dos astrólogos,tarólogos,para-psicólogos,etc?

Ricardo Alves disse...

Pois, é a mesma família. É tudo farinha do mesmo saco, no que me diz respeito.