- O grande livro do momento (na minha opinião pessoal) é «Collapse», de Jared Diamond. Trata-se de um estudo das razões para a decadência das sociedades humanas (os Maias, os habitantes da Ilha da Páscoa, os viquinges da Gronelândia, etc.). Como sabe quem leu «Guns, Germs and Steel», a especialidade de Diamond é a história comparada (a muito larga escala). A procura que faz das razões globais para a História ter acontecido como aconteceu em função de factores geográficos e ambientais é fascinante. «Guns, Germs and Steel», por exemplo, arruma com qualquer explicação racista do avanço tecnológico europeu. Jared Diamond deu uma entrevista que recomendo vivamente.
- Num artigo interessante, Timothy Garton Ash argumenta a favor de um G8 sem a Rússia mas com a Índia e o Brasil (o que seria um G9=G8-1+2). E ainda dois artigos sobre o futuro da democracia na Coreia do Sul e no Uganda.
- Adenda: um artigo (este, académico) sobre as razões do terrorismo suicida. O autor argumenta que as tácticas terroristas suicidas têm trazido resultados práticos. Factos: houve 188 ataques terroristas suicidas desde 1983; desses, 75 foram perpetrados pelos Tigres Tamil do Sri Lanka (que são hindus marxistas-leninistas); todas as campanhas de suicídios terroristas foram feitas contra Estados democráticos; os líderes dos grupos que usam esta táctica estão convencidos de que obterão concessões (e, na maior parte dos casos, conseguem-nas). A lógica parece ser, em todos os casos, provocar a retirada de forças armadas encaradas como «ocupantes».
P.S. Sim, é claro que ando a ler a Political Theory Daily Review.
1 comentário :
Ricardo:
Aprecio a tua capacidade de trabalho e a militância cívica.
É a uma postura assim que eu chamo ética republicana.
Parabéns, amigo.
Enviar um comentário