segunda-feira, 2 de julho de 2012
Novo inquérito: a circuncisão deve ser crime?
Já está na barra lateral o novo inquérito, com a pergunta: «A circuncisão, quando efectuada a menores e sem razão médica, deve ser crime em Portugal?». Respostas: «sim»/«não»/«não sei».
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
15 comentários :
Novo Inquérito o Flip inda tá no Texas?
États-Unis
417
Portugal
69
Allemagne
46
Brésil
38
Russie
36
Luxembourg
30
Japon
17
Chine
7
France
6
Espagne
5
e inda dizem que sunt nossos hermanos joselitos...
hijos di...Juan Carlos cazador d'olifantes
olha se os Ruah veêm isto ficas sem gente para te operar à proiska...
é qu'este gaijo é suicida, meter-se con a opus dei inda vá, afagar os maçons en temps de crise ok, in sultar ou in sultão a maralha islâmica circuncisa com curcuma é ...parvo mas enfim
ofender o pessoal da guiné e os angolares da lunda faz mal não (exceto se vives no bairro J de chelas ou na cova (da moura ou da piedade ou na do dente tante fax)
mas atentares contra a honra de deus e do povo judeu seu filho
grande nazi anti-semita
olha sus ciganos tamém cortassem os putos
já os balantas são igualitários é putos e putas vai tude a corte
Crime? Há até estudos médicos a apontarem benefícios ao procedimento, mesmo que sem razão clínica premente!
Há estudos que dizem que há vantagens para adultos, e há estudos que dizem que não. De qualquer modo, é de crianças que estamos a falar...
Então estamos a discutir a criminalização de uma prática que, aos dias de hoje, pode ou não ter benefícios? Podemos discutir até onde é que vai o direito dos pais em interferir de forma definitiva nos seus filhos, com a circuncisão como exemplo. Agora pensar em criminalizar, o que significa pena de cadeia, um acto médico sem que haja consenso sobre os benefícios/malefícios não faz sentido.
Criminalizar pode significar uma multa, JDC. E a Segurança Social tem o direito (por brutal que isto possa parecer...) de tirar os filhos aos pais por um conjunto de razões. Maus tratos, por exemplo.
Um crime tem sempre associada uma sanção penal, ou seja, perda de liberdade. No entanto, muitas (quase todas as) vezes, a prisão é substituída por uma multa e/ou pena suspensa. Estamos a falar de algo sério, que dá direito a registo em cadastro. Não estamos a falar de uma simples coima ou advertência.
Quanto ao direito da SS de tirar os filhos aos pais por maus tratos, por exemplo, é precisamente esse o meu argumento: se a circuncisão nem sequer está provada como nociva para as crianças, como poderemos equipara-la a coisas como maus tratos?
Agora é tarde de mais, mas realmente acrescentar essa hipótese no inquérito teria sido boa ideia. Pena não nos ter ocorrido.
Hipótese de ser ilegal mas não ser crime, logicamente.
ué foi ?
cê administra PPP's de estudos e instiputos tambien?
há diminuição de várias patologias nos circuncisos
infecções prepuciais
menor taxa de infecção por Candida albicans
etc etc etc etc
isso é estatístico
os números não mentem
os números não são pessoas
sem razão médica isso quer dizere o quê?
só quem tenha o freio curto...
JDC: OK. «Crime» é diferente de «ilegal». A pergunta deveria ser se deve ser ilegal, questão em que não tenho dúvidas. Ser crime: tendo a pensar que sim. Por exemplo, uma circuncisão efectuada a uma criança, sem razões médicas, contra a vontade de um dos progenitores.
Agora estamos completamente de acordo. Tendo a pensar que, a menos que seja estritamente necessário por razões de saúde, a circuncisão deve ser ilegal. E qualquer acto médico desnecessário contra a vontade de um dos progenitores tem de ser, obviamente, ilegal!
Atão é só legal enchê-los de mercúrio depois de os esburacar bem esburacados?
legal...
Tamém dá pa putos de sexo diferente?
Enviar um comentário