terça-feira, 21 de maio de 2013

A última do "mata mouros"

O vice-presidente da bancada do PSD e candidato à câmara de Gaia, na hora de comemorar mais um título de futebol do seu clube, escreveu o que a imagem documenta, e que tem sido amplamente relatado.
Sobre este acontecimento, gostaria de fazer os seguintes comentários:
Adeptos de outros clubes que não o FC Porto há-os em todo o país, e também no concelho a que CAA se candidata. Por outro lado há (eu conheço vários) adeptos do FC Porto que não se revêem nem um bocadinho neste "tweet". De um ponto de vista puramente eleitoral, foi uma péssima atitude. É o menos importante (para quem não é de Gaia), mas é o que mais dá vontade de rir.
Verdadeiramente graves são dois aspetos. O primeiro: em pleno séc. XXI usar-se o termo "magrebino" como se algo depreciativo se tratasse (não nos esqueçamos de que CAA é um firme defensor de Israel). O segundo: CAA é um deputado da nação, pelo que é grave que incite a ódios regionais.
Finalmente, ninguém parece já recordar-se disto, mas este episódio nem é assim tão surpreendente se nos recordarmos que CAA já foi coautor de um blogue intitulado Mata-mouros.

2 comentários :

Ricardo Alves disse...

É caso para dizer que o futebol infantiliza e deseduca...

Filipe Moura disse...

Tal como eu refiro no meu texto, a cegueira e o fanatismo do CAA manifestam-se em vários aspetos e de diferentes maneiras. Um blogue chamado "Mata mouros" (e nem era um blogue sobre futebol) era só mais uma. Quanto muito podemo-nos queixar de que só reparam nesse fanatismo devido ao futebol.