Diz o Dorean Paxorales no Verdade ou Consequência:
- «No Esquerda Republicana, estivemos muito tempo engavetados na lista "Blogues de esquerda entre o moderado e o radical" (...) Hoje, quando dei por isso, o Verdade ou Consequência tinha deixado a companhia de tão nobres sítios e passado às margens do Mar salgado, Revista Atlântico, A arte da fuga, ..., i.e., descrita ali como "Direita democrática". Queria dizer ao Ricardo Alves aqui em público que, embora adore ver-me ao lado das bravas gentes talassas (...), o pleno foi mesmo atingido com essa prova de indefinição que acabou por nos dar. Com apenas um ano de existência a missão mostra-se cumprida nesse departamento, diria eu: se não é possível fugir a rótulos, que eles mudem ao sabor das discussões ou dos interlocutores. Não sendo essencial, pelo menos dá um gozo tremendo.»
Meu caro amigo, a razão para o encafuamento da tua digna choupana na esquerda indefinida deve-se a um equívoco pessoal escandaloso que me vejo forçado a confessar em público: a primeira vez que li o teu blogue, creio que levado por um comentário teu deixado numa caixinha aqui da casa, achei-lhe alguma originalidade, mas pareceu-me, desculpa lá, de «esquerda». Qual não foi o meu espanto quando, meses depois, uma pessoa que aqui escreve me garante que o Dorean Paxorales é...s tu. Enfim, tudo isto só foi possível porque a) não usas o nome que os teus progenitores te deram; b) as tuas ideias políticas já não são o que eram.
(Os leitores habituais que façam a fineza de desculpar o tom intimista desta posta. E aproveitai para ler a excelente análise que o Dorean faz da blogo-esfera.)
6 comentários :
há que tempos que ando para escrever um texto sobre a questão da classificação (ou da rotulagem), tendo como ponto de partida a classificação aqui do esquerda republicana...
o ricardo alves classifica o meu armadilha na esquerda algo radical. como é um blog conjunto feito por duas pessoas com uma certa afinidade mas também algumas diferenças, fico sem saber se o radicalismo é meu, do meu colega de blog ou de ambos... há quem pense que temos uma estratégia tipo polícia bom(EU)-polícia mau ( o pedro silva), o que é inteiramente falso.
seja como for, esta classificação deu-me o que pensar, e parece-me relativamente acertada, sobretudo olhando para os blogs da esquerda moderada, e embora não falemos apenas de política (excepto na medida em que tudo é político).
o problema da divisão entre radicais e moderados está na sua associação com a dicotomia bons/maus, sendo o radicalismo entendido socialmente como uma coisa má, e a moderação como uma virtude, que é, mas nem sempre, uma vez que os moderados têm uma perigosa tendência para a auto-censura e o appeasement.
as classificações têm a sua utilidade, e no caso deste blog única coisa que me desagrada é o grupo BLOGUES DE GAJAS...
detesto a ideia de dividirmos os blogs entre femininos e masculinos...ainda se houvesse a categoria BLOGUES DE GAJOS!!!
se tivesse um blog individual, detestaria estar em tal categoria.
Ricardo,
Antes de mais este é o nome que os meus progenitores me deram. Acredita se puderes ;).
Não julgo que as minhas idéias políticas terão mudado assim tanto. Mas não importa muito a quantidade pois só no futebol é que as opções são para a vida.
Por isso, e se te der na veneta, como frisei em casa própria, estás à vontade para nos (*) transladares regularmente de categoria em categoria.
Abraço
(*) Menos prolixo talvez mas também lá escreve o Aardvark. E não me perguntes se foi este o nome que a mãe lhe deu...
The name is an anagram, já dizia a rosemary.
(impossível não sorrir quando vejo o comentário ao post do dorean em forma de post aqui e não em comentário no blog dele...)
Já que estamos a falar disso, o Arte da Fuga e o Rabbit's Blog não ficariam melhor trocados?
Não sabia que a mera classificação de um blogue poderia ferir tantas susceptibilidades...
Nada pode ser mais susceptivel que a categorizacao, ja' deverias sabe-lo :)
Enviar um comentário