domingo, 18 de março de 2007

Fascismo é...

Creio que perdi a oportunidade de continuar o fascinante debate sobre a verdadeira natureza do fascismo. No Kontratempos, o Tiago Barbosa Ribeiro continuou com os seus exercícios de revisionismo histórico. No último, por entre uma confusa exibição de conceitos teóricos que parecem denunciar uma fuga à realidade, chega a implicar que nem o regime de Mussolini terá sido fascista.
Enfim. Não deixa de ser cómico que quem é tão exigente com o uso do termo «fascismo» quando aplicado ao regime de Salazar, seja mais desprendido quando se trata de proibir o fumo de tabaco em recintos fechados. Conforme já notara no meu Manual da direita politicamente corrigida, existem pessoas para quem o único uso politicamente correcto da palavra «fascismo» é para a proibição de fumar em hospitais e berçários, decidida democraticamente em regimes constitucionais. Já a violência de rua, a Mocidade Portuguesa e a Legião, o SNI e o resto, não, nada disso é fascista quando comparado com o horror totalitário que é não se poder fumar num restaurante...

3 comentários :

Anónimo disse...

Não sendo fumador nem gostando do fumo do tabaco a pairar pelos rstaurantes e bares, não deixo de reflectir sobre o facto do estado tentar inmiscuir se em todas as facetas da nossa vida privada.

Hoje o tabaco, amanhâ essa terrivel ameaça para a civilização... Isqueiros!!! É com estas estorias que vamos construindo uma união europeia, com burocraçia atrás de burocraçia. Aqui no nosso burgo habituado que está a dizer "graças a Deus" a tudo o que bem da capital da eurocracia até parece mal falar dessa grande conquista (isqueiro normalizado).

Bem melhor (e já alguém falou no assunto) deveria haver um certificado de uso e porte de isqueiro! Tal como nos velhos tempos de Salazar e companhia.

Ricardo Alves disse...

A minha simpatia pela burocracia de Bruxelas é nula. Ou melhor, é negativa. ;)

""#$ disse...

Caro ricardo alves:
o senhor TBR até cita o Gustave Le bon,portanto perante isso ... chapéu...
Só faltou citar Ortega e Gasset na rebelião das masssas já agora...
Aí ... bolas ... é que eras esmagado...


Caro Tiago:
Já quanto ao certificado era uma licença que se tinha que ir pedir ao governo civil da area de residencia e onde, depois, a vida do "pedidor" da licença era devidamente escrutinada.

Apesar de tudo é algo diferente com o que se passa hoje em relação ao tabaco (o que não quer dizer que eu concorde com o que se passa hoje em relação ao tabaco, entenda-se...)


Voltando ao Ricardo Alves:

1 .PRÓLOGO.

- Só para informar que o senhor TBR além de ser parvo e "inteligentemente ignorante"; está a criar um "filão" , um nicho de mercado - um auto nicho de mercado.

2 . A CRIAÇÃO DA CADEIA DE VALOR E DO VALOR ACRESCENTADO.

- É o nicho de mercado "eu sou um liberal de esquerda do PS que é o partido que está no poder e se me colar aos batalhões de sociológos e restantes ornitólogos do PS que enxameiam as faculdades publicos, eu arranjarei um bom cargo publico ou um lugar de assietente universitário e aí a minha vida está lançada..."")

3. DEFEITOS INICIAIS DE MARKETING E ROTULAGEM MAS EM AFINAÇÃO DOS MESMOS.

É um nicho de mercado com um nome muito comprido mas é o que se pode arranjar...

4 .CONDIÇÕES FUNDAMENTAIS PARA SE TER SUCESSO NESTE NICHO DE MERCADO.

- Uma das condições absolutamente fundamentais para se ter sucesso neste nicho de mercado - neste diamante de valor "à la Michael Porter " consiste em descascar no partido comunista.
- Só assim , o cristão novo será devidamente reconhecido junto do batalhão de ornitólogos do PS.

5.METODOLOGIA A SEGUIR -ACÇÕES E EMPREENDIMENTOS PARA CONQUISTAR QUOTA DE MERCADO

- Como tal nada melhor do que fazer uns artigos pseudo estudiosos e intelectuais dizendo que "o fascismo português não era fascismo" e depoiS explicando através de intrincadas (pelo menos ele julga isso) proposições que aquilo até tinha uma diferença que era a quantidade de bastonadas que eram dadas pela PIDE, Ou por outra cosia qualquer.

6 . EXEMPLOS PRATICOS DE METODOLOGIA.

- Ou seja dando um exemplo pratico: só será algo fascismo se se comprovar que numa sala de tortura se aviavam mais de 5 bastonadas. Por Hora.

- Abaixo desse limite já não será considerado fascismo. Mas sim estimulação das zonas corporais sensíveis do corpo - massagem shiatsu nos seus primórdios.

E o resto por ai adiante.

7 . REVISÃO DE CONCEITOS ULTRAPASSADOS - A CRÍTICA COMUNISTA E SUA SUPERAÇÃO.

- Portanto, diz-se que aquilo não era fascismo, porque existiam umas diferenças e imediatamente os comunas da cidade do porto, muitos que até conhecem pessoalmente o TBR(ele é do Porto e já foi, pasme-se do Bloco de esquerda...), saltam das caixinhas em que vivem e imediatmente começam a protestar com a "técnica" dele.

8 . O PROBLEMA DAS LIMITAÇÕES DAS FONTES. SUPERAÇÃO ONTOLÓGICA.

- É claro que também é ignorancia de um miudo de 23 anos misturada com uma enorme arrogancia e falta de caracter e de personalidade, tudo isto ajuntado a revisionisMo histórico, metendo-se ainda pelo meio estalinismo, fascismo, nazismo e outos "ismos" que apareçam como prémio dentro da embalagemd e corn flakes.

9 . O FUTURO, O DEVIR, A MUDANÇA - PROBLEMÁTICAS EMERGENTES E NICHOS DE MERCADO A EXPLORAR FUTURAS ACÇÕES.

- Daqui a 6 meses, provavelmente o nosso estimado TBR escreverá um qualquer posts cheio de encómios e agradecimentos ao regime de POL pOT - KHMER ROUGE - que como todos sabemos, era uma democracia liberal de tipo churchilliano ou quiçá,até poderemos afirmar que, Pol Pot apresentava bastantes traços em comum com JFK.
Ou Willy brandt .

10 . O USO DE LSD INTELECTUAL MARADO E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS.

E com mais um esforço metafisico, gnoseológico e haxixiano DE MARROCOS mesmo Olof Palme poderá ser comparado a Pol Pot.