sábado, 10 de março de 2007

Beautiful People!

Ontem ouvi um jornalista, todo entusiasmado, na telefonia: a revista Forbes identificou 178 novos bilionários. Segundo aquela alegre notícia, o mundo tem este ano 946 bilionários, mais 178 que no ano passado. Mais ou menos metade são norte americanos.

Pensei imediatamente nos malandros que acham que isto não quer dizer que o planeta esteja mais rico, mas que a riqueza está (ainda) mais concentrada este ano que no ano passado.

As más línguas podem falar de injustiça social e de uma perigosa concentração do dinheiro nas mãos de tão poucos cidadãos, esvaziando o poder dos governos e transformando a democracia parlamentar numa farsa. Há mesmo que pense que estes 946 bilionários são uma classe que não tem qualquer contacto com a realidade e portanto não se sabe sequer defender nem de si própria, apoiando-se estrategicamente no movimento cristão evangélico – que justifica a riqueza e a injustiça social com a vontade de deus e culpa os pobres por serem pobres – e ignorando os perigosos sinais de degradação ambiental, do ataque à ciência e à educação da defesa de um modelo económico que está a criar um mundo populado por biliões desesperados.

E depois há os humanistas seculares, que acham imoral que o mundo se reja pela máxima de Milton Friedman “a única obrigação moral das empresas é a maximização do lucro”.

Mas eu aposto que todos estes bilionários ganharam as suas fortunas trabalhando, suando, fazendo as escolhas certas – como se sabe, os pobres do México e da Bolívia fizeram as escolhas erradas – e que não há nenhum que não seja culto e generoso, inteligente e cheio de preocupações sociais.

10 comentários :

Anónimo disse...

"...não há nenhum que não seja culto e generoso, inteligente e cheio de preocupações sociais."

Pois...

Ricardo Alves disse...

«justifica a riqueza e a injustiça social com a vontade de deus e culpa os pobres por serem pobres»

Calvinismo.

Excelente artigo, Filipe.

Anónimo disse...

Vocês conseguem espetar a religião cristâ em todo lado... e claro culpada de tudo...

Agora os novos culpados (ou serão demónios) da injustiça e da pobreza... claro os novos bilionarios... ui ui ainda por cima são quase todos norte americanos... e pior... envangélicos... tenham medo, muito medo...

Bem dizem os Islamitas, os americanos não passam de demónios adoradores de satâ...

Já agora... comem crianças ao almoço e donzelas ao jantar não é?

Pedro Fontela disse...

Curiosamente uma nação que rejeita a teoria de Darwin não vê inconvenientes no darwinismo social puro e duro.

Ricardo Alves disse...

O Senhor Tiago será evangélico? Começo a desconfiar que sei quem é...

Anónimo disse...

Depois do católico cultural qualquer coisa desse tipo nem espanta...

Anónimo disse...

Mas normalmente chama se liberal... em Portugal; um perigoso ultra liberal ao serviço do grande capital, estaria mais de acordo.

Anónimo disse...

Ah, a demagogia anti-ricos...

Realmente, já cá faltava: este blogue estava a tornar-se demasiado sério.

Filipe Castro disse...

Ohohoh! Tiago: havias de passar aqui um mes a levar com eles em cima e depois vinhas-me explicar melhor essa ideia de nos metermos os cristaos em tudo. Eles estao em tudo!! Nos queriamos tira-los... :-)

Ricardo Alves disse...

«Eles estao em tudo!! Nos queriamos tira-los...»

Exacto!