Pessoalmente sou contra restrições à publicidade que afectem a liberdade de expressão. Mas existem muitas acções imorais que devem ser permitidas legalmente, e nós devemos reconhecer que uma grande parte da actividade associada ao marketing é verdadeiramente imoral.
Efectivamente, é importante conhecermos os os truques sujos que são utilizados, para nos defendermos melhor destas tentativas de manipulação. Não deve ser a lei a proteger-nos do marketing, mas sim a informação, o espírito crítico, a estabilidade emocional, a nossa consciência. Esta não deve ser uma batalha política, mas cultural.
É nesse sentido que aqui partilho alguns destaques à entrevista que o jornal i fez a Martin Lindstrom, descrito como «Investigador, marketeer, consultor e um dos maiores gurus do branding, [...] considerado pela revista “Time” uma das 100 pessoas mais influentes do mundo [... autor do] livro “Brandwashed – Os Truques de Marketing que as Empresas usam para Manipular as Mentes”»:
«As marcas vão se tornando cada vez mais sofisticadas e começamos a ver como criam sons e sabores para chegarem ao útero. Assustador.
[...]
As marcas dão-nos uma sensação de confiança e quanto mais pressionados nos sentimentos, mais confiamos nas marcas. Hoje sabemos que os jovens ficam mais viciados em marcas quanto menor é a sua autoconfiança e pelo caminho vão comprar ainda mais.
[...]
Como é que as empresas nos fazem uma lavagem ao cérebro?
Este é o meu sexto livro, depois de trabalhar durante 25 anos com marcas em todo o mundo, penso que é importante que os consumidores saibam o que se passa nos bastidores das empresas e ao mesmo tempo pressioná-las para que ponham a casa em ordem.
[...]
Quais são os principais truques utilizados pelas marcas para nos manipular?
Medo e culpa. Ao incutir medo em todas as mensagens somos 10 vezes mais capazes de escolher qualquer oferta que haja por aí. O medo de envelhecermos, engordarmos, ficarmos sozinhos, ser impopulares, ter uns filhos falhados. A culpa é um vírus em crescimento, principalmente entre as mulheres. Como forma de remover alguma dessa culpa, as marcas oferecem “soluções” – muitas vezes soluções que não resolvem nada. A culpa pode ser desde “não sou uma boa mãe”, a ter “problemas com o meu corpo”, a “não sou uma boa mulher”. E a ideia é: compra a marca X e vais ser feliz.
[...]
Para o livro estudou várias marcas. Qual foi a que mais o surpreendeu?
De longe, a Carmex. É uma marca de batons que tem aditivos. Claro que a empresa argumenta que é mentira mas depois de inúmeras investigações e entrevistas com especialistas é óbvio que tem de existir um pouco de verdade aqui, porque quem começa a usar batons da Carmex não consegue parar.
[...]
Então quer dizer que sempre que compramos não o fazemos de forma racional?
Sabemos hoje que 85% das nossas decisões são tomadas inconscientemente, ou seja, feitas sem a nossa percepção. As marcas vivem nesse espaço, porque resumem-se a sentimentos.»
Efectivamente, é importante conhecermos os os truques sujos que são utilizados, para nos defendermos melhor destas tentativas de manipulação. Não deve ser a lei a proteger-nos do marketing, mas sim a informação, o espírito crítico, a estabilidade emocional, a nossa consciência. Esta não deve ser uma batalha política, mas cultural.
É nesse sentido que aqui partilho alguns destaques à entrevista que o jornal i fez a Martin Lindstrom, descrito como «Investigador, marketeer, consultor e um dos maiores gurus do branding, [...] considerado pela revista “Time” uma das 100 pessoas mais influentes do mundo [... autor do] livro “Brandwashed – Os Truques de Marketing que as Empresas usam para Manipular as Mentes”»:
«As marcas vão se tornando cada vez mais sofisticadas e começamos a ver como criam sons e sabores para chegarem ao útero. Assustador.
[...]
As marcas dão-nos uma sensação de confiança e quanto mais pressionados nos sentimentos, mais confiamos nas marcas. Hoje sabemos que os jovens ficam mais viciados em marcas quanto menor é a sua autoconfiança e pelo caminho vão comprar ainda mais.
[...]
Como é que as empresas nos fazem uma lavagem ao cérebro?
Este é o meu sexto livro, depois de trabalhar durante 25 anos com marcas em todo o mundo, penso que é importante que os consumidores saibam o que se passa nos bastidores das empresas e ao mesmo tempo pressioná-las para que ponham a casa em ordem.
[...]
Quais são os principais truques utilizados pelas marcas para nos manipular?
Medo e culpa. Ao incutir medo em todas as mensagens somos 10 vezes mais capazes de escolher qualquer oferta que haja por aí. O medo de envelhecermos, engordarmos, ficarmos sozinhos, ser impopulares, ter uns filhos falhados. A culpa é um vírus em crescimento, principalmente entre as mulheres. Como forma de remover alguma dessa culpa, as marcas oferecem “soluções” – muitas vezes soluções que não resolvem nada. A culpa pode ser desde “não sou uma boa mãe”, a ter “problemas com o meu corpo”, a “não sou uma boa mulher”. E a ideia é: compra a marca X e vais ser feliz.
[...]
Para o livro estudou várias marcas. Qual foi a que mais o surpreendeu?
De longe, a Carmex. É uma marca de batons que tem aditivos. Claro que a empresa argumenta que é mentira mas depois de inúmeras investigações e entrevistas com especialistas é óbvio que tem de existir um pouco de verdade aqui, porque quem começa a usar batons da Carmex não consegue parar.
[...]
Então quer dizer que sempre que compramos não o fazemos de forma racional?
Sabemos hoje que 85% das nossas decisões são tomadas inconscientemente, ou seja, feitas sem a nossa percepção. As marcas vivem nesse espaço, porque resumem-se a sentimentos.»
10 comentários :
tche iste é tã bá sic....
o mark thing e o dólar thing pollitikus é mais ex-treme
és tã puto por ammor de atheus azeus
a manipulação das massas Max 1896....
e há mais antes delle
O marketing é um refinamento da propaganda dos regimes totalitários. Usam os mesmos princípios básicos mas legitimados pela sociedade de consumo.
Estou a ler o livro, e é assustador como as empresas desenvolvem estudos e criam químicos, sons e cheiros para estimular o subconsciente dos consumidores a ficarem propensos à compra. Pesquisem um pouco sobre Alcopops. E vejam como por exemplo a Bacardi, começa deste cedo com um processo de viciação nos adolescentes.
Atenção que o Marketing também se vende a ele próprio...
anh perdi...aqui o bankeiro dos trolhas anarkistas sabe-a toda ....etc etc
chimicos são sintetixadus ou extraídos
etc etc...pronte se generuje ve...
ah lembrei baccardi nos putos da falagueira ou do deserto de 12 anos?
é cristal sagres e superbock pô....
só tem trolha livre da linha nesse blog sô....
baccardi só se for modelo da elite models né...
chunça madalena
lunedì, 30 luglio 2012JÁ TE DISSE MAIS DE MIL VEZES - O QUE ELES QUEREM ? SEI LÁ, PROVAVELMENTE NEM ELES SABEM ACHO QUE É PSICOSE MAS NÃO OS METO NO FOGO POR ISSO, SÓ SE HOUVER INCÊNDIO NA VIZINHANÇA
O QUE ELES QUEREM ?
QUE OS SEUS SONHOS SE TORNEM :
IRREALIDADES?
RARIDADES?
aTROCIDADES?
CARIDADES?
INFANTILIDADES NÃO
POIS ESSA É A NATURA DOS BLOK'S E B-LOG'S
DOS DUAS OU MAIS VEZES NASCIDOS
SÃO COUSAS BIRTUAES COMO ELES
FEITAS DE AMÁLGAMAS DE RECALCAMENTO'S
E DE FALSAS ESPERANÇAS
NO FUNDO NO FUNDO
SÃO FILHOS PRÓDIGOS DESTE PAÍS
É PENA QUE REGRESSEM SEMPRE PRÓ ALMOÇO
OU PRÁ CON VERSA PÓS CÁ FÉ...
SÃO FEZES DE PUTOCALÉ...
Pubblicato da Burn away que o verão é boa época para autos da fé...
Portugal
101
Estados Unidos
94
Alemanha
83
trešdiena, 2012. gada 1. augusts
Nos exércitos da vera fé jãbasquista
Geralmente desempregado e com problemas com a realidade
Optam pela morte de mártir em vez de se converterem ao império do mark thing
sem mark thing qual era o parolo que andava a ler bacoradas na internet
ou com quintas de formigas no foice na book
O Senhor Martin atirou os foguetes e agora vai apanhar as canas.
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