quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Em defesa dos direitos dos «anormais»

O cardeal Saraiva Martins diz que «a homossexualidade não é normal». Talvez não seja: é, sem dúvida, extremamente minoritária (5%?). Todavia, Saraiva não se justifica com o número. Diz-nos que é «anormal» porque um livro antigo fala de alguém que criou «homem» e «mulher», sem referência a gueis ou lésbicas. Tudo bem. Eu conheço o livro, e garanto que também nada diz de concreto sobre o celibato sacerdotal. É esse facto suficiente para chamarmos «anormais» aos sacerdotes celibatários?

De qualquer modo, é irrelevante que seja «normal» ou não. As pessoas têm o direito de sairem da norma, desde que isso não prejudique outrém. O Saraiva Martins também deve achar, creio eu, que o casamento entre divorciados, ou entre pessoas estéreis, é «anormal». Mas a questão certa não é essa. As questões certas são outras: prejudica-o? Afecta os seus interesses ou os do conjunto da sociedade? Não? Antes pelo contrário? Então, é bem. O mesmo para os casamentos entre homossexuais.

5 comentários :

Zeca Portuga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zeca Portuga disse...

No que respeita ao casamento da paneleirada, eu não posso responder por D, Saraiva Martins, mas posso responder por mim (e a resposta apenas a mim vincula).

Prejudica-o? – SIM!

Afecta os seus interesses ou os do conjunto da sociedade? – SIM, MUITISSIMO!

Trata-se de uma anormalidade? – SIM, SEM QUALQUER SOMBRA DE DÚVIDA.

Por que não acha que devemos aceitar a institucionalização de tal anormalidade? –
PORQUE A PANELEIRICE PODE TER CURA. PORTANTO, TRATEM-SE!

Mas, os paneleiros representam algum perigo? – A JULGAR PELOS DISPARATES IDNECENTES QUE A MUÍDO FASEM NO MEIO DA RUA, TENDO EM CONTA A FORMA COMO TENTAM SALTAR PRO CIMA DOS VALORES E DA CULTURA DA SOCIEDADE, E OLHAM PRA A ARROGANCIA DO SEU DISCURSO… SIM, SÕS UM PERIGO AINDA MAL CALCULADO!

Anónimo disse...

25 euros em como este zeca portuga é um homossexual recalcado.

Zeca Portuga disse...

Anónimo:

O Zeca é uma pessoa completamente sã, mas preocupado com os doentes!

Filipe Castro disse...

Caro Zeca,

Eu não acho que você deva reprimir a sua honestidade, mesmo que eu ache que ela é um bocado troglodita. Mas acho que não é preciso insultar as pessoas só porque não gosta delas. Há mil maneiras mais civilizadas de exprimir a sua raiva aos homossexuais.

E já agora, com a maior das bonomias, gostava de lhe sugerir se o seu ódio aos homossexuais não terá que ver com impulsos recalcados.

Não precisa de responder. Eu estou-me nas tintas porque não acho que a sexualidade das pessoas as defina de nenhuma maneira. Mas aqui, todas as manifestações de homofobia violentas têm acabado com escândalos monumentais: padres anti-gay na cama com matulões tem sido o dia a dia do Partido Republicano.