quinta-feira, 19 de junho de 2008

Medo

One Nation Under Fear: Scaredy Cats and Fear-Mongers in the Home of the Brave (And What You Can Do About It)

Um livro de Bob Cesca, de certeza excelente, sobre a estratégia principal da direita: aterrorizar as pessoas. A América rural - mais de metade do país - não mudou muito desde o tempo em que se queimavam bruxas.

Há aliás alguma literatura séria sobre os paralelos óbvios entre as execuções e os autos de fé e outras formas de sacrifícios humanos.

Mas a verdade é que esta estratégia funciona e as pessoas amedrontadas não pensam: são muito mais felizes em magotes, reunidas à volta deste ou daquele cacique.

Como em tantas outras coisas, a FOX, com os "FOX Alerts' diários, é o exemplo mais completo, ignóbil e repugnante de uma máquina de propaganda ao serviço de interesses políticos inconfessáveis.

7 comentários :

MFerrer disse...

Ainda sobre o tema do uso dos medias para outros fins...
Ou sobre a descarada manipulação das notícias e do seu abuso:
Sorry,
Só para informar que, apesar da comunicação social portuguesa nada dizer, o Tratado de Lisboa foi ontem solenemente ratificado pela Inglaterra. Por acaso o mais populoso país da UE e a mais velha democracia representativa...
Lá vão ter de adiar o velório e guardar as coroas funerárias...
Ou então podem enviá-las aos proprietários de terras, ditos agricultores, que se queriam mnifestar em cima dos tractores movidos pela propaganda do PCP e pelo gasóleo subsidiado pelo contribuinte.
E que dizer da comparação que ressalta da importância dada ao Não de 100.000 irlandeses comparada com a ratificação em duas Câmaras democraticamente eleitas, na maior democracia da Europa que representa mais de 130.000.000 de habitantes do Reino Unido?
Uma coisa parva!
MFerrer
http://homem-ao-mar.blogspot.com

Anónimo disse...

ferrrero rocher.vai-te catar!O q é q o PCP tem a ver?Ah!és anti-comunista.Tá bem,já compreendo.Um dia destes a europa vai arder e,a culpa,é dos tenebrosos comunistas-não é dos democratasa alapados na lamela,poi não?A!pois,é!bébé!

Anónimo disse...

A mais velha democracia também são os mais velhos TERRORISTAS!

Marco Oliveira disse...

Para combater o medo é preciso a Audácia da Esperança.
:-)

Carlos Vinagre disse...

O mferrer não parece anti-comunista. Ele só constata uma realidade, que o PCP normalmente está por detrás das manifestações. E eu penso que há formas mais conscientes de protestar, passando por racionalmente poupar gasolina. É PARADOXAL QUEIXAREM-SE DOS PREÇOS DA GASOLINA, MAS GASTAREM-NA NUM PROTESTO. QUE SE COLOQUEM DE BICICLETA, E OUÇAM PIMBA QUE É JÁ UM ATENTADO À INTELIGÊNCIA E UMA GRAVE PERTURBAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA. :)

Carlos Vinagre disse...

O anónimo deve conhecer mal a Inglaterra. Não são propriamente terroristas, podem ser um pouco mal informados, um pouco brutos, mas não o são. Ao melos não esperam uma espécie de milenarismo como os comunistas, uma castástrofe para ver os seus anseios concretizados. Bem, desculpem, não são comunistas, revisionistas porque o PCP de revolucionário tem pouco. ;)

Filipe Castro disse...

Eu tambem acho que chamar terroristas ao ingleses é injusto, considerando, o que os portugueses, espanhois, franceses, italianos, holandeses, belgas, alemaes, russos, gregos, turcos, (e servios, croatas, etc, etc, se tiverem 6 horas) fizeram e fazem aos fracos e aos pobres. E nao me estou a referir aos piores e mais frios criminosos: os que guardam o dinheiro dos traficantes de armas, drogas e pessoas, dos ditadores e dos mafiosos: os suiços (ou o Monaco, Andorra, Lichtenstein, Madeira, etc.)