- «O vice-ministro da Informação do Zimbabwe, Bright Matonga, agradeceu hoje ao governo português ter embaraçado o Reino Unido ao receber o Presidente Robert Mugabe em Lisboa, durante a recente Cimeira UE/África. Em entrevista exclusiva à Rádio Renascença, Bright Matonga disse que o seu país não tem actualmente nenhum problema com Portugal. “Nós estamos muito orgulhosos pelo embaraço que o governo português causou ao governo britânico… E estou surpreendido pelo facto de os jornalistas portugueses não estarem no Zimbabwe. Eles são bem-vindos!”, disse o vice-ministro aos microfones da RR.» (Público)
É quase sinistro ver o governo que se prepara para roubar as eleições no Zimbabué (Tsvangirai, que parecia poder ganhar a segunda volta, está refugiado na embaixada holandesa) a elogiar o governo português. O Zimbabué poderia ter ficado mais próximo de ser uma democracia. Afinal, poderá descambar na repressão, e o governo português terá desempenhado uma parte neste drama: a de ama-seca do ditador Mugabe.
7 comentários :
Governo italiano aprova lei que dá imunidade a Berlusconi
O primeiro-ministro itaiano, Silvio Berlusconi, fez hoje adoptar pelo seu governo um projecto de lei sobre a imunidade penal das quatro figuras de Estado com mais poder – grupo em que se inclui – originando a perplexidade dos partidos da oposição que o acusam de querer ficar à margem da justiça. Dos quatro mais altos representantes do Estado, Berlusconi é o único a ter problemas com a Justiça do seu país.
Eu acho bem que o governo português tenha recebido Mugabe, apesar desta cantiga do vice-ministro. A abertura ao diálogo é muito preferível a boicotes e guerras 'preventivas' que só prejudicam os povos.
A arrogância diplomática da Europa e dos EUA só prejudicam os esforços pela paz mundial, pela erradicação da pobreza e combate às epidemias.
Ó Sr Ricardo Alves, que demagogia é esta? Eu tinha este site como sério e que não embarcava em disparates apenas para apoucar o governo! Assim fica ao nível de um PSD ou de um CDS, que convenhamos é bastante baixo!
Agora dá-se crédito ao que dizem aqueles animais do zimbabwe? Sinceramente! Era uma cimeira UE Africa tinhamos de receber o Zimbabwe e os seus criminosos, aliás governantes sob pena de não haver cimeira!
À data da cimeira, o regime do Mugabe era um regime eleito e só espíritos rectro-activos é que se lhe opõem...
Hoje o PS votou na AR uma moção contra a ausência de democracia no Zimbabué. E quem é que se demarcou, abstendo-se? Quem foi?
Foi o PCP!
Tenham vergonha !! e respeitem quem está a tentar colocar Portugal entre os Países que se fazem respeitar. Na Educação, nas relações internacionais, na UE, pena que na Justiça também haja um corporativismo que concorre com o dos camionistas e dos peixeiros :
Os Srs. Juizes, pese embora a solidariedade que merecem por terem sido gravemente ofendidos, não têm razão em se colocarem contra o Governo ou o PS.
- Primeiro, pq o tal edifíco que ameaçava ruína, tem dez anos e foi construído em terreno pouco ou nada indicado - terreno agrícola- cedido pela autarquia.
- Segundo, porque foram eles que aprovaram a inatalação do seu Tribunal nestas novas instalações provisórias.
- Terceiro pq lhes cabe a eles, e só a eles, cuidar da segurança do exercício da sua alta função. Seria impensável que uma autoridade externa fosse saber junto dos Processos quais os que mereceriam maior presença de forças da Autoridade. É a eles que cabe requisitar a força pública para prover a segurança.
Quarto - Mesmo com segurança presente nesta sala, e em salas conforme todos os padrões, quantas e quantas vezes os réus foram expulsos por desacato e por ofensas verbais aos outros intervenientes, outros réus inclusivé?
Portanto fazer greve de braços caídos nestas circunstâncias é de péssimo tom, dá ideia de que estavam à espera de um pretexto para de voltarem contra o Governo e, principalmente, para se outorgarem as férias de verão dos tais 3 meses...
Uma vergonha esta actitude!
O Presidente da República, garante do funcionamento dos Orgãos de Soberania, tem obrigação de intervir!
MFerrer
Ué, não descambou já em repressão vai para 30 anos?
Ao senhor que usa o pseudónimo matarbusto e outros que comentam no mesmo sentido que ele.
Afirmo/informo aos leitores deste site que não saibam e ou que o ignorem propositadamente que as relações internacionais não se subordinam a achismos de quem quer que seja mas a normas em vigor. Ou Portugal não é um Estado de direito?
E a questão também não é para ser vista com olho de esquerda, de direita ou de qualquer outra posição na parada... Por exemplo: a norma ACP-UE é bem clara na exigência do respeito pelos parceiros da Europa em matéria de direitos humanos, concretização do estado de direito e da democracia.
O tal dialogo defendido aqui pelos comentarista é uma opção estratégica que não resultou no fim da impunidade de violadores dos direitos humanos no Zimbabwe e ou em Angola que é o caso que melhor conheço. Tem servido sim é para encapotar a cumplicidade de quem dirige Portugal nessas relações, (ainda que só por omissão), com violadores dos direitos humanos. Essa prática vem inclusive anulando postulados constitucionais portugueses e internacionais, sobre esta matéria, a que Portugal se deve subordinar. E tudo isto, obviamente, é assim que decorre porque outros valores/interesses vêm sendo colocados acima desses valores humanos. O resto é só conversa fiada e sem vergonha que só serve para alimentar esse comportamento cúmplice de Portugal que, assim, vem passando por cima do sofrimento das africanas e africanos vitimados por predadores que detêm o poder nos seus países e que bem conhece visto que vários, sérios e importantes relatórios sobre essa matéria foram publicados e mesmo matéria divulgada pelos media portugueses. É tempo de quem com essa competência aplique um BASTA nesta prática.
Luiz Araújo - SOS Habitat (associação angolana) neste momento, temporariamente, em Portugal.
Estou pronto a, responsavelmente, responder a qualquer interpelação seja de quem for e em que fórum for.
Bem,não me lembro este amor todo à democracia e às eleições 'ganhas' no México...
Mugabe só é ditador pq correu com a minoria que tinha as melhores terras aráveis do Zimbabué,pq o gajo da China é um granda democrata,assim como o rei Saud,o governo(eheheh) do Iraque.
A Inglaterra tb é um granda democracia em que com 20 e tal por cento tem a maioria absoluta.
A Colombia esse pais que produz aquele estimulante para a cabeça das elites tb é um grande amigo dos EUA,é uma democracia de alto gabarito em que já morreram milhares de pessoas,muitos mais foram desalojados e,está tudo bem para a democracia.
Já não tenho paciência para a dualidade de critérios,para a incapacidade(?) dos q pensam ou pensam que pensam, de se olharem para si próprios.Este sistema está a condenar milhões de pessoas para q apenas uns milhares sejam uns nababos a nadar en dinheiro-desde q seja uma 'democracia' pode-se fazer o que fazem os ditadores q está tudo bem e,'é a vida..'.
Enviar um comentário