sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Homozigóticos perdem batalha

  • «A Europa sempre vai ter o Dia Europeu contra a Pena de Morte, a 10 de Outubro. A decisão foi tomada pelo Conselho da Europa (CoE), apesar de a Polónia não concordar. Com 47 países membros, o Conselho da Europa toma as decisões por maioria simples. Todos os embaixadores votaram a favor, só o polaco se absteve. O Parlamento Europeu, por seu lado, votou uma resolução onde pede aos Estados membros que se associem à data. (...) Lech Kacznski tinha afirmado recentemente ter sido, ser e continuar a ser "favorável à pena de morte. Regressar à pena de morte na Europa não é possível, hoje em dia, mas espero" - disse - "que, no futuro, haja um clima mais favorável."» (Euronews)

Vantagens de não haver poder de veto, o Conselho da Europa, instância «pesadona» com os seus 47 membros, consegue o que a ambiciosa União Europeia falhou. Os gémeos ultraconservadores e clericais sofreram uma derrota.

3 comentários :

dorean paxorales disse...

Sabes bem que não discordamos nestas coisas. Mas essa associação com os "clericais" é falácia: toda a gente sabe que a ICAR é contra a pena de morte e os cavalheiros no poder em Varsóvia ainda não foram encarregados de produzir doutrina para a mesma.

Ricardo Alves disse...

Dorean,
agora meteste a pata na argola.

«Catecismo da ICAR

§2267 O ensino tradicional da Igreja não exclui, depois de com provadas cabalmente a identidade e a responsabilidade de culpado, o recurso à pena de morte, se essa for a única via praticável para defender eficazmente a vida humana contra o agressor injusto.

Se os meios incruentos bastarem para defender as vidas humanas contra o agressor e para proteger a ordem pública e a segurança das pessoas, a autoridade se limitará a esses meios, porque correspondem melhor às condições concretas do bem comum e estão mais conformes à dignidade da pessoa humana.»

http://www.vatican.va/archive/compendium_ccc/documents/archive_2005_compendium-ccc_po.html

dorean paxorales disse...

Havia escrito aqui um comentário-resposta do mais fino recorte mas, sabe deus, desapareceu.

Em todo o caso, o que conta é a prática e a ICAR tem apoiado o fim da pena de morte desde há muito. Citava a sua colagem ao mandato da Aministia Internacional mas desde há um mês ou coisa as relações têm estado azedas por causa da extensão desse mandato à defesa do aborto.