terça-feira, 18 de setembro de 2007

Ditadura do religiosamente correcto?

Nos EUA, a transmissão televisiva da cerimónia dos «Emmy awards» foi censurada de forma a suprimir as palavras «religiosamente incorrectas» pronunciadas pela vencedora de um dos prémios. Efectivamente, a comediante Kathy Griffin, irritada com as estrelas que agradecem os prémios que recebem a «Jesus» ou ao «Buda», e que muitas vezes aproveitam a ocasião para falar das suas crenças cristãs ou cientologistas, terá dito:

  • «(...) muitas pessoas vêm aqui e agradecem a Jesus por este prémio. Eu quero que saibam que ninguém teve menos a ver com este prémio do que Jesus. Chupa esta, Jesus («Suck it, Jesus»). Este prémio agora é o meu deus.»

A censura das palavras «Suck it, jesus» foi promovida por grupos cristãos fundamentalistas como a Roman Catholic League. Não posso deixar de concordar com o comunicado da American Atheists:

  • «(...) as celebridades podem aparecer na televisão nacional e "agradecer" a Jesus, a Alá, ou à Cientologia pelo seu sucesso, mas um Ateu não pode dizer honesta e claramente que o seu sucesso veio de desenvolver os seus talentos e de trabalhar duramente».

É possível assinar uma petição em defesa da liberdade de expressão no endereço SuckItJesus.com.

[Diário Ateísta/Esquerda Republicana]

Sem comentários :