terça-feira, 19 de setembro de 2006
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
«entre le fort et le faible, entre le riche et le pauvre, entre le maître et le serviteur, c’est la liberté qui opprime, et la loi qui affranchit.»
(Lacordaire)
2 comentários :
se fosse apenas um ataque à ciência por si, eu diria que era muito grave. tratando-se de questões relativas a aquecimento global, e neste caso concreto a aquecimento global antropogénico, eu diria que a questão é mais complexa pois foi politicizada de ambos os lados. é preciso também lembrar o recente filme de al gore, who used to be the next president of the united states :-) este filme é, também, um filme de política -- embora muito bem mascarado de documentário científico... mas de política nonetheless: o principal argumento do amigo al, mostrando correlações entre gases de efeito de estufa e aumento da temperatura média global, peca por não explicitar que, sempre aconteceu na história primeiro o aquecimento e, depois, com um atraso de cerca de 800 anos, o aumento dos gases de efeito de estufa. em particular, estas correlações pouco nos ensinam para o que se passa nos dias correntes. e todo esse importante ponto do debate científico é completamente omitido no filme. sem falar nas questões relativas ao ciclo solar, etc. mas pronto, isso é toda uma outra história... o ponto é que se a ciência é politicizada, então é algo normal esperar que o campo político contrário "contra-ataque".
Ainda é mais preocupante, quando a única resposta a este post é a de cima.
Para que seja claro: há unanimidade entre os maiores especialistas em climatologia a nível mundial que o aquecimento global é um problema sério, é causado pelo homem e tem de ser resolvido rapidamente! Nunca, nas últimas centenas milhares de anos, a concentração de gases de efeito de estufa foi 1/3 do que é hoje! Não há absolutamente nada de normal, ou de cíclico, no que está a acontecer! Cientificamente, não há nenhuma dúvida e é preciso que as pessoas tenham essa noção!
O que tem havido é desinformação a rodos!
Enviar um comentário