Não há melhor do que dar a palavra aos muçulmanos:
- «É absurdo pensar que o hijab, que faz parte da fé islâmica, "simboliza a desigualdade sexual e o aprisionamento das mulheres". Os que têm como fonte de conhecimento os meios de comunicação ocidentais têm esta imagem. Na verdade, vivem num paraíso de tolos ao aceitar o slogan ocidental de que o Islão oprime as mulheres. (...) O Islão preserva a dignidade das mulheres e recusa que ela seja possuída por estranhos. São as mulheres não muçulmanas e as muçulmanas "emancipadas" que são dignas de pena por mostrarem a sua privacidade para todos verem.
A verdade é que o hijab foi decretado não para degradar as mulheres, mas para proteger a sua modéstia e honra. É tão bárbaro colocar um elevado prémio sobre a honra das nossas mães, irmãs e mulheres? É errado respeitá-las? Deve uma mulher estar semi-nua para ser civilizada e decente? A resposta é clara: o Islão não é repressivo nem escraviza a mulher.» (Al Furqan)
- «Embora tenha nascido americana, sou muçulmana há muitos anos, louvado seja Deus, e escolhi usar o hijab de acordo com a Lei Divina. A Charia pede que a mulher muçulmana se cubra da cabeça aos pés deixando só a cara e as mãos descobertas. Cobrir-se (hijab) não é um sinal de atraso, ignorância ou incompetência mental, mas o dever de uma mulher e o seu direito. O uso do hijab protege as mulheres da perseguição dos homens. É também um símbolo de devoção religiosa tal como de obediência a Deus.» (idem)
8 comentários :
Muito esclarecedor. Do mais que há em matéria de esclarecimento.
Aliás faz todo o sentido ter sido escrito por uma americana...
O islão não tem pés nem cabeça nem coisa que se pareça.
A história de andarem cobertas nem começou com maomé nem com allah, mas com um seguidor de maomé, que ao vê-lo velho com tanta mulher nova e com tantos maometanos à volta, disse a maomé que o melhor era elas andarem tapadas.
OK. Não há a menor intenção de oprimir as mulheres. A coisa está concebida para as proteger dos homens. As que se negarem a mascararem-se como um saco de lixo levam chicotadas para aprenderem a proteger-se dos homens... ficam os olhos negros, mas com a dignidade preservada.
O muro de Berlim servia para evitar que os ocidentais fugissem para leste, segundo dizia o Honecker.
Há sempre uma explicação estapafúrdia para a opressão.
tss, tss...
lá estás tu com subtilezas. ;)
como respondi a um colega egípcio quando me veio com a mesma tanga ("a mulher é sagrada no islão" e tal), "se os muçulmanos respeitam assim tanto as mulheres, contra quem, exactamente, precisam elas de estar protegidas?"
Essa é uma boa questão, Dorean. O que é que ele respondeu?
que nem todos são bons muçulmanos.
o que é sempre verdade num país onde 90% das mulheres já recebeu chamadas anónimas no seu telemóvel com propostas 'indecentes'.
(e este nem era dos que defende o véu...)
Enviar um comentário