Os bascos têm todo o direito de exprimirem todas as aspirações que tiverem em relação à língua, à auto-determinação e à identidade nacional, mas o "imposto revolucionário" na Calábria chama-se extorsão e os crimes contra desconhecidos são actos de barbárie sociopata, que deviam ser exemplarmente punidos.
Não há nada que justifique a brutalidade do assassínio aleatório de pessoas, turistas, ou imigrantes, como foi o caso de dois desgraçados do Equador, que foram assassinados sem saberem porquê e deixaram as famílias à fome.
Eu tenho o maior respeito pelas lutas de grupos e regiões por respeito pela sua cultura, liberdade e auto-determinação, mas não tenho respeito nenhum por criminosos e sociopatas que se regalam com a desgraça dos outros, em abstrato, sem quererem saber quem matam, nem como.
14 comentários :
a Ustasha fez coisas similares... e até piores!
Não sou anónimo nenhum.Trabalho num órgão de comunicação....democrático:Há medo de falar e de dizer o que se pensa,percebe?Ou quer que lhe faça um desenho?...É a 'democracia' a que temos direito,por isso é que a canalha anda à solta e a ganhar bem nas empresas para onde vão 'trabalhar' depois de terem estado no governo.Entende?Ou é muita areia para a sua camioneta?
Curiosamente,no comentário anterior a este sobre a indicação de que a ETA costuma dar acerca da localização das bombas postas,não apareceu....será amigo de Aznzr?Caso não entenda refiro-me às bombas colocadas pela 'Al Qaeda' em Madrid 3 dias antes das eleições.
à fome estão a morrer todos os dias aqui, seres humanos que não têm eira nem beira.Concerteza,diz que é uma vitória da Liberdade tal como se verifica nos ex paises socialistas.Vá lá ver!
Mas então acha bem que eles metam bombas? (como telefonam a avisar...)
"Anónimo",
O que interessa isso? Você vai, como todos, a votos de dois em dois anos e isto é "democracia" - ou pelo menos o sistema que nos querem impingir apesar dos sinais de alarme que estão a disparar. Qualquer abuso pode sempre ser diluido, justificado ou desviado (conforme a pessoa).
Stefano,
desde os ustasha originais até hoje, já passaram 65 anos. E uma atrocidade não desculpa outra atrocidade.
Anónimo das 12:38,
a «Al-Qaeda» não avisou das bombas do 11 de Março. E...?
Já agora, não apaguei nenum comentário seu.
E,já agora,o seu amigo Aznar tratou de acusar a ETA,quando esta nada teve com o issue!Percebe?
Que me lembre,sempre as autoridades 'espanholas' foram avisadas das bombas armadilhadas...
mAS, COMO O SR. NÃO É INTELECTUALMENTE HONESTO,é óbvio que está a tergiversar,a enviezar para levar as pessoas a não pensarem no Kosovo,independencia boa(mesmo que ande na negociata de órgãos humanos pelo lumpen dirigente do 'estado'...peanuts,n'é?Olha se fosse a ETA-neste casotb não teria alguma simpatia por serem escumalha ).Se o sr.escrevesse assim http://www.zcommunications.org/zspace/commentaries/3891 eu teria muito prazer em continuar e chamar aqui o Rui Pereira.Não não é um dos papagaios especialistas q aparecem aperaltados e burgueses(é assim que deve gostar!a dizer enormidades e lugares comuns...
Boa tarde.See ya later,aligator
1) Não sei se o anónimo das 9:25 é o mesmo de intervenções anteriores.
2) Não sou amigo do Aznar.
3) Estou ao corrente de que o PP espanhol tentou culpar a ETA pelo 11/M. Não percebo como isso branqueia os atentados reais da ETA.
4) Se eu puser uma bomba em sua casa mas o avisar, o anónimo não leva a mal?
5) Neste blogue criticou-se a independência do Kosovo, incluindo as ligações ao tráfico de órgãos. Veja aqui:
http://esquerda-republicana.blogspot.com/search/label/Europa%20de%20Leste
6) Não sei o que o artigo do John Pilger sobre o Médio Oriente tem a ver com esta conversa.
7) Conheço o livro do Rui Pereira sobre o Kosovo, que considero interessante.
relax, não tô desculpando o ETA.
Ah.. pq a Espanha, tão inimigo da terrorismo, protegeu Degrelle???
Stefano,
A Espanha fez coisas horríveis: o esquadrão da morte GAL (numa panelinha com o governo português) eram terroristas.
O Aznar é um fascista e um crápula, um falangista indisfarsado, rodeado da máfia do Opus Dei, e sabe-se que a polícia dele torturou presos regularmente.
Mas isso não desculpa nem justifica o assassinato de pessoas ao calhas. O assassinato de pessoas com bombas é uma actividade de psicopatas que deviam estar todos na prisão ou no jardim zoológico.
E se calhar valia aqui a pena perder duas ou três linhas com a história do "imposto revolucionário"?
Na minha terra chama-se extorsão pedir dinheiro aos empresários a troco de protecção.
Não estou glorificando o ETA...
Já o Asno (perdão, Aznar) realmente é 1 pulha!! "filhote de Franco"....
Sobre questões territoriais... Acho uma hipocrisia a Espanha reclamar Gibraltar. A mesma Espanha que tomou para si Olivença,Ceuta e Melilla.
Sou pela autodeterminação dos povos.
Os bascos têm razão.
Já a ETA, se dirigir os seus ataques única e exclusivamente para os politicos e titulares dos orgãos de soberania, nada tenho a obstar, sempre que atinge o povo inocente, merecem o mesmo!
Enviar um comentário