Será afixada a partir de hoje em todas as escolas públicas de França a Carta da Laicidade aqui reproduzida. É uma excelente notícia.
Dois vinte e cinco não fazem um cinquenta
Há 2 horas
«entre le fort et le faible, entre le riche et le pauvre, entre le maître et le serviteur, c’est la liberté qui opprime, et la loi qui affranchit.»
(Lacordaire)
5 comentários :
Espectacular!
Para quando algo assim para a nominalmente laica Repúlica Portuguesa???
Uma Carta idêntica em Portugal seria a prova que os Portugueses são cidadãos " à part entière", o que não é o caso! A educação, o civismo, o interesse pela coisa publica, o que quer dizer a formação política, são suplantados pelo futebol. No dia em que os Portugueses se apaixonarem pelo debate de ideias como o fazem pelo desporto-rei, então sim, poderá começar a reconstrução do nosso pais.
Não sei se é uma excelente notícia.
Os muçulmanos moderados (a imensa maioria) franceses dizem que é uma forma subretícia de os hostilizar, sem qualquer necessidade.
Para quê ir malhar em ferro frio, voltando a despertar esta questão da laicidade, que está mais ou menos resolvida desde há uns anos?
Se säo moderados entäo näo se deveriam ofender.
Se se ofendem entäo näo säo moderados.
Ponto final.
A laicidade, ainda mais nos tempos que correm, näo é ferro frio, INFELIZMENTE!
O Maquiavel tem razão, Luís Lavoura. Li no «Libération» que até a referência à igualdade entre mulheres e homens (ponto 9) ofende alguns clérigos islamitas. Não se pode ensinar a igualdade para não ofender?
Enviar um comentário