segunda-feira, 9 de março de 2009

Reconstruir

Discute-se nos Estados Unidos a criação de uma comissão especial para investigar os crimes da era Bush: as escutas ilegais, as buscas sem mandado, os raptos feitos por militares em território dos EUA, as detenções sem culpa formada, a tortura. Duvida-se, como é evidente, que altos funcionários dos EUA sejam responsabilizados em tribunal ou simplesmente impedidos de continuar a exercer cargos públicos (mas é isso que mereciam...). O debate, apesar do mau cheiro que vai saindo dos memorandos, é salutar.

Os EUA (e a Europa) perderam boa parte da sua autoridade ética durante estes oito anos (como se perde, todos os anos, com o arrastar do «beco-sem-saída» israelo-palestino). Tudo o que se faça agora será pouco: destruiram-se vidas, geraram-se antipatias e ressentimentos contra o «ocidente» que dificilmente serão reparados, e criaram-se monstros nos serviços de informações e nas forças armadas que se sentirão, sempre, justificados para repetirem as violências e as ilegalidades deste período (e que, um dia, esgotada a «guerra contra o terrorismo», poderão procurar as suas vítimas mais perto de casa).

Em Portugal, Ana Gomes merece todas as homenagens possíveis por ter defendido aquilo que é realmente precioso neste planeta: a civilização dos Direitos do Homem.

Sem comentários :